21/05/2020 4:57 pm

Maranhão é destaque em webinar da FGV sobre Educação em tempos de pandemia

Webinar contou com a participação de secretários e especialistas em Educação

As ações de enfrentamento e o planejamento do Maranhão para a retomada das aulas presenciais pós-pandemia foram destaque, nesta quinta-feira (21), na terceira edição de webinários intitulada “Desafios da educação básica em tempos de pandemia”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Itaú Social.

O ponto central de discussões, que contou com a participação de secretários e especialistas em Educação, foram as estratégias a serem adotadas para a retomada das aulas frente à pós-pandemia. O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, apresentou um panorama do que planeja a rede de ensino público do Maranhão, em articulação com a rede particular, para o retorno das aulas, que ainda não tem data prevista para acontecer.

“No Maranhão, nosso retorno será de uma maneira solidária e acolhedora. A primeira coisa a se fazer é cuidar do emocional das pessoas, porque sabemos dos impactos da pandemia relacionados às questões de vulnerabilidade, violência doméstica, problemas econômicos e sociais. Faremos na primeira semana o acolhimento dos gestores, na segunda, dos professores e, depois, dos alunos sem iniciar as aulas, pois estamos saindo de um momento onde famílias perderam seus entes queridos e há muitas pessoas doentes. Iremos priorizar os cuidados com o emocional da comunidade escolar”, enumerou Camarão.

O diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais – FGV DGPE, Henrique Paim, ressaltou a importância do trabalho do Maranhão nesse momento de crise e o planejamento para o pós-pandemia. “Considero que tivemos hoje uma discussão de alto nível, e a participação do secretário Felipe foi fundamental para que a gente pudesse elevar esse debate. O secretário tratou de forma muito clara as questões associadas à retomada das aulas, tanto do ponto vista logístico, que prevê o aspecto da questão sanitária e as questões de providência da própria Secretaria de Educação, mas especialmente destacando a importância de a rede estadual, em cooperação com os municípios, ter uma preocupação muito grande com a acolhida dos professores, dos gestores e dos alunos que irão retomar as aulas. Eu não tenho dúvida de que o Maranhão, a partir da mensagem do secretário, conseguiu deixar uma mensagem importante sobre retomada”, enfatizou.

A gerente de Implementação do Itaú Social e mediadora do debate, Tatiana Bello, destacou que a fala do secretário Felipe Camarão trouxe pontos importantes de reflexão sobre o atual momento de enfrentamento da crise. “Secretário, você traz pontos importantes para nossa reflexão, como, por exemplo, a necessidade de olhar para a proteção integral dos estudantes. O olhar da secretaria é muito importante. O que a secretaria está planejando, com fases de retorno, é essencial para outras secretarias”, pontuou.

Eduardo Deschamps, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, falou da questão do abandono, com a perda de vínculo com a escola e citou o parecer do CNE para a retomada das aulas. “É necessário que as duas áreas, educação e saúde, conversem entre si, para que a gente possa retornar às aulas com segurança, seja com o ensino híbrido, presencial, não presencial ou outra estratégia”, ponderou.

O webinar também contou a participação do secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares; Sofia Lerche, líder de projetos do FGV DGPE e ex-secretária de Estado da Educação do Ceará, e Alessio Costa Lima, Presidente da Undime Região Nordeste e Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

“Foi uma discussão muito rica que tratou sobre a retomada das aulas, que é tão importante quanto esse processo que estamos passando hoje, envolvendo uma série de experimentos de utilização de tecnologias educacionais, que têm ajudo muito, mas, sem dúvida alguma, o pós-pandemia é um grande desafio. Estamos muito satisfeitos com essa discussão. Acho que FGV vem cumprindo um papel importante em apoiar o desenvolvimento local, em transmitir para a população, e especialmente aos educadores, através do webinário, com um conjunto de informações importantes, e fazendo com que a gente tenha uma discussão que seja muito relevante para que possamos ter minorados os efeitos desse processo que tem sido tão cruel com o país e, especialmente, com a educação do Brasil”, avaliou Paim.

Na série de webinários da FGV estão sendo tratadas diversas temáticas como: a tecnologia, as práticas de ensino, materiais didáticos, a alimentação e as alternativas para acompanhamento e avaliação da aprendizagem frente o contexto de crise. O terceiro webinar abordou, além do planejamento para a retomada das aulas, questões como calendário escolar, aprendizagem e desafios para o atendimento.

A realização da série de webinários é da FGV DGPE, FGV Ensino Médio e FGV In Company.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
21/05/2020

Contatos

contatos

Fones:
(98) 3235-4674

E-mail:

gabinete@educacao.ma.gov.br
ascom@educacao.ma.gov.br

Ouvidoria
08002800166 / (98) 3235-4924 / 3268-3254
www.ouvidorias.ma.gov.br

Localização

localização