A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) ‘Escrevendo o Futuro’, em 2016, recebeu 9.487 inscrições de estudantes de escolas públicas, no Maranhão. Esta é uma das maiores participações do estado no concurso.
A OLP é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e tem a parceria das secretarias estaduais e municipais de educação.
Além das escolas da rede estadual de ensino, a olimpíada teve adesão de escolas de 183 municípios maranhenses, num total de 2.186 unidades escolares participando este ano. No país, foram mais de 170 mil inscrições, com adesão de todos os estados e de 4.874 municípios, somando 39.660 escolas.
Este ano, a OLP traz como tema “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade. Os professores devem inscrever trabalhos de seus alunos em quatro gêneros textuais, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino do Médio.
A partir de agora, as escolas estão iniciando as oficinas propostas para o processo de produção dos textos, que devem ser enviados até o dia 8 de agosto para a coordenação técnica da OLP. “Em nossas escolas, os professores de Língua Portuguesa já estão mobilizados, preparando as oficinas de produção textual, para que os nossos estudantes possam participar com reais chances de conquistas,” destacou a Professora Eva Alves de Moraes Barros, Gestora da Unidade Regional de Ensino (URE), São Luís.
Nesta edição, os professores inscritos recebem um DVD com a Coleção da Olimpíada, composta pelos Cadernos do Professor, que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita nos quatro gêneros textuais propostos (Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião). O material está disponível, também, em versão virtual, com ferramentas interativas, para facilitar a organização do professor, e recursos multimídia, como textos para projeção, áudios e vídeos. Todas as peças estão disponíveis no portal www.escrevendoofuturo.org.br.
“O principal objetivo do Programa é mobilizar os professores para o ensino da Língua Portuguesa, oferecer formação ao docente para o ensino da produção de textos de forma diferenciada. Por isso, as oficinas nas escolas representam a essência do trabalho, onde são desenvolvidas as competências de escrita dos alunos”, explica a superintendente da Fundação Itaú Social, Ângela Dannemann.
Seleção e premiação
A avaliação dos textos começa pela comissão escolar, que fará a seleção das melhores produções no período de 10 a 19 de agosto. Em seguida, acontecem as etapas municipal e estadual. Os três melhores trabalhos, em cada gênero, serão enviados para a etapa nacional.
Nessa etapa, o grupo é dividido por gênero para a realização dos encontros regionais, que este ano devem ocorrer em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Na oportunidade, professores e alunos semifinalistas recebem medalhas de bronze, livros e participam de atividades de formação, com oficinas de leitura e escrita e visitas culturais.
Para a final da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, programada para dezembro, em Brasília, são selecionados 152 textos, 38 de cada gênero. Os finalistas receberão medalha de prata, tablet e R$ 350,00 em vale para a compra de livros. No dia 06 de dezembro, acontece a cerimônia de premiação, na qual serão revelados os 20 ganhadores, cinco de cada categoria, que, além da medalha de ouro, levarão para casa um notebook e uma impressora. Suas escolas serão contempladas com laboratórios de informática (compostos por dez computadores e uma impressora), projetor, telão e livros para a biblioteca.
Os 500 professores semifinalistas concorreram na categoria Relato de Prática. Os autores dos 28 trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora Regional receberão um notebook cada.
Fonte: Seduc
17/06/2016 11:35 amA 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) ‘Escrevendo o Futuro’, em 2016, recebeu 9.487 inscrições de estudantes de escolas públicas, no Maranhão. Esta é uma das maiores participações do estado no concurso.
A OLP é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e tem a parceria das secretarias estaduais e municipais de educação.
Além das escolas da rede estadual de ensino, a olimpíada teve adesão de escolas de 183 municípios maranhenses, num total de 2.186 unidades escolares participando este ano. No país, foram mais de 170 mil inscrições, com adesão de todos os estados e de 4.874 municípios, somando 39.660 escolas.
Este ano, a OLP traz como tema “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade. Os professores devem inscrever trabalhos de seus alunos em quatro gêneros textuais, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino do Médio.
A partir de agora, as escolas estão iniciando as oficinas propostas para o processo de produção dos textos, que devem ser enviados até o dia 8 de agosto para a coordenação técnica da OLP. “Em nossas escolas, os professores de Língua Portuguesa já estão mobilizados, preparando as oficinas de produção textual, para que os nossos estudantes possam participar com reais chances de conquistas,” destacou a Professora Eva Alves de Moraes Barros, Gestora da Unidade Regional de Ensino (URE), São Luís.
Nesta edição, os professores inscritos recebem um DVD com a Coleção da Olimpíada, composta pelos Cadernos do Professor, que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita nos quatro gêneros textuais propostos (Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião). O material está disponível, também, em versão virtual, com ferramentas interativas, para facilitar a organização do professor, e recursos multimídia, como textos para projeção, áudios e vídeos. Todas as peças estão disponíveis no portal www.escrevendoofuturo.org.br.
“O principal objetivo do Programa é mobilizar os professores para o ensino da Língua Portuguesa, oferecer formação ao docente para o ensino da produção de textos de forma diferenciada. Por isso, as oficinas nas escolas representam a essência do trabalho, onde são desenvolvidas as competências de escrita dos alunos”, explica a superintendente da Fundação Itaú Social, Ângela Dannemann.
Seleção e premiação
A avaliação dos textos começa pela comissão escolar, que fará a seleção das melhores produções no período de 10 a 19 de agosto. Em seguida, acontecem as etapas municipal e estadual. Os três melhores trabalhos, em cada gênero, serão enviados para a etapa nacional.
Nessa etapa, o grupo é dividido por gênero para a realização dos encontros regionais, que este ano devem ocorrer em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Na oportunidade, professores e alunos semifinalistas recebem medalhas de bronze, livros e participam de atividades de formação, com oficinas de leitura e escrita e visitas culturais.
Para a final da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, programada para dezembro, em Brasília, são selecionados 152 textos, 38 de cada gênero. Os finalistas receberão medalha de prata, tablet e R$ 350,00 em vale para a compra de livros. No dia 06 de dezembro, acontece a cerimônia de premiação, na qual serão revelados os 20 ganhadores, cinco de cada categoria, que, além da medalha de ouro, levarão para casa um notebook e uma impressora. Suas escolas serão contempladas com laboratórios de informática (compostos por dez computadores e uma impressora), projetor, telão e livros para a biblioteca.
Os 500 professores semifinalistas concorreram na categoria Relato de Prática. Os autores dos 28 trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora Regional receberão um notebook cada.
Fonte: Seduc
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