15/12/2015 8:37 pm

Maranhão institui Fórum Estadual da Base Nacional Comum

Foto 2 - Maranhão institui Fórum Estadual da Base Nacional Comum

Supervisora de currículo da Seduc, Silvana Machado, fala aos gestores municipais

Com base no regime de colaboração com os municípios, um dos eixos da macropolítica de educação Escola Digna, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (Undime – MA), e gestores educacionais dos 217 municípios maranhenses instituíram a criação do Fórum Estadual da Base Nacional Comum.
O fórum criado no Maranhão faz parte da articulação do Ministério da Educação para que sejam levantadas as demandas de cada estado. Com esse instrumento de escuta popular os maranhenses poderão contribuir com a construção da base currículo escolar que deve entrar em vigor no país em 2017.
O representante do Ministério da Educação, Ítalo Dutra, ressaltou a importância da participação no processo de elaboração na mudança da base. Para ele, o processo está dando certo. “É muito bom ver a mobilização dos municípios, temos um importante trabalho para fazer, ouvir a todos os brasileiros e elaborarmos uma proposta de currículo que atenda todo o Brasil”, destacou.
A Seduc e Undime-MA estão trabalhando em conjunto à frente das discussões no estado no sentido de mobilizar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social, fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federados.
“Além do currículo, estamos trabalhando diversas ações em regime de colaboração com os municípios de forma articulada na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade das escolas maranhenses”, frisou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.
Representando o presidente da Undime-MA, Geraldo Castro, a vice-presidente da entidade e secretária de educação de Serrano do Maranhão, Maria Gorete dos Santos, comentou sobre a mobilização de os todos secretários para participarem do processo de elaboração da Base Comum Curricular. “Queremos um currículo que tenha a nossa identidade e que atenda nossos estudantes de forma educá-los e não somente para cumprir uma determinação estabelecida pelo MEC,” disse.
Já o secretário de educação do município de Mirinzal, Isaías Ribeiro falou da importância da criação do Fórum. “Essa oportunidade de esclarecimento que a Seduc está nos oferecendo serve para que ao voltarmos a nossos municípios possamos fazer um bom trabalho”, finalizou.
A consulta popular para sugestões ficará à disposição da sociedade até o mês de março do próximo ano. Segundo a supervisora de currículo da Seduc, Silvana Machado, a participação dos educadores maranhenses é fundamental no processo. “Estamos com uma participação muito boa na formulação das propostas para elaboração deste novo modelo de currículo que vai está em vigor no ano de 2017”, revelou.
Ainda segundo Machado, a aceitação e a participação das regionais de educação está correspondendo ao chamado da Seduc. “Foram feitas reuniões de planejamento para os representantes das 19 regionais que, depois deverão discutir essas diretrizes com professores e gestores municipais e, em seguida, com a comunidade escolar”, concluiu.
Fonte/ Seduc
Texto/ Lucivaldo Loppes