21/06/2017 6:29 pm

Maranhão investe mais de 75 milhões em alimentação escolar

DSC_5662

Secretário Felipe Camarão destaca investimentos do governo do estado em alimentação escolar

Considerando o período letivo de 2016 até o primeiro semestre deste ano, o Governo do Estado e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) investiram R$ 75.134.206,91 em alimentação escolar para estudantes da rede pública estadual maranhense. Esses números foram divulgados pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, na abertura do Encontro Técnico do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), nesta quarta-feira (21), em São Luís, na Assembleia Legislativa.

Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o objetivo do evento é capacitar gestores, nutricionistas e conselheiros de alimentação escolar, vinculados ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae).

DSC_5708

Coordenador de execução financeira do FNDE, Valmo Xavier da Silva, fala da evolução do PNAE no País

A abertura do encontro foi realizada no auditório Fernando Falcão, com a presença do coordenador de execução financeira do FNDE, Valmo Xavier da Silva; do secretário substituto de controle externo do estado do Maranhão, Lúcio Aurélio Aguiar; da coordenadora geral do Pnae, Solange Fernandes de Castro; a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar, Francisco Primo; o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/Maranhão (Undime), Gorethi Camelo, e o secretário de Educação de São Luís, Moacir Feitosa.

O secretário Felipe Camarão apontou que o valor investido pelo governo do estado em alimentação escolar é significativo. “No Maranhão temos avançado na política de alimentação escolar de qualidade, na medida em que o Estado vem fomentando cada vez mais a aquisição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar, que é uma das políticas prioritárias do governo Flávio Dino, bem como o trabalho de educação e segurança alimentar nas escolas, a exemplo dos Centros de Educação Integral, que estão educando os estudantes sobre a prática da alimentação saudável regular e diária”, pontuou.

O secretário também garantiu que a Seduc, em ação conjunta com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/Maranhão (Undime) realizará capacitações para profissionais da área, educadores e técnicos sobre o tema. “A partir do mês de agosto, realizaremos encontros como esses, de forma regionalizada para capacitar profissionais e gestores que trabalham com a alimentação escolar. A Undime e Famem definirão os municípios sedes para que essa capacitação chegue a todos”, enfatizou.

Valmo Xavier da Silva destacou a importância do Pnae para a formação do brasileiros em idade escolar. “O Programa de Alimentação Escolar é um dos mais importantes da educação brasileira e vem evoluído ao logo desses anos. O FNDE trabalha para que esse programa seja cada vez mais ampliado e contribua para a formação das crianças brasileiras”, ressaltou.

“Em muitos lugares do nosso estado essa [alimentação escolar] é, talvez, a principal alimentação que a criança vai ter. Daí a importância de oferecer uma alimentação de qualidade, que contribua, sobretudo, com quantidade de nutrientes necessárias para o processo educacional, principalmente na primeira infância”, frisou o secretário substituto de controle externo do estado do Maranhão, Lúcio Aurélio Aguiar.

“Como gestor municipal, vejo que grande parte dos programas, não somente na área da educação, precisam de apoio financeiro maior. Mas é preciso que os gestores municipais priorizem a alimentação escolar, os técnicos fiscalizem a partir do armazenamento, o transporte até o chegar aos alunos”, salientou Cleomar Tema.

O encontro do Pnae segue nesta quinta-feira (23), no auditório Pe. Antônio Vieira, no Convento das Mercês, localizado na Rua da Palma, nº 502, Centro.

Sobre o Pnae

DSC_5628

Cerca de 300 gestores, nutricionistas e conselheiros de alimentação escolar participam do evento

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é voltado para os estudantes de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos), matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros. Implantado em 1955, o programa contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

Fotos/Lauro Vasconcelos