24/11/2015 10:17 pm

Maranhão participa de debate sobre alfabetização na idade certa em estados do Nordeste

Secretária Áurea Prazeres com os demais secretários de educação da região nordeste em encontro em Recife. Foto/Divulgação

O Governo do Maranhão participou, na terça-feira (24), em Recife (PE), de reunião com secretários de Educação dos estados do nordeste para discutir o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Região Nordeste (PNAIC Nordeste). O encontro foi promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), junto com a Secretaria de Educação de Pernambuco e o Ministério da Educação (MEC).

Durante o encontro foram debatidas estratégias como gestão e formação de professores tendo como foco especial a realidade dos estados nordestinos. O encontro permitiu que dirigentes, municipais, secretários e secretárias da educação estadual criassem metas, discutissem e fortalecessem os objetivos a serem atingidos pelo PNAIC Nordeste.

“O encontro foi importante para alinharmos as ações pedagógicas no que diz respeito ao Pacto pela Alfabetização no Nordeste”, ressaltou a secretária de Educação do Maranhão, Áurea Prazeres.

Para o secretário de Educação Básica do MEC, Manoel Palácios, é importante que o Nordeste tenha uma intervenção específica para a melhoria da educação básica. Ele explicou que o PNAIC é um dos principais programas de apoio do Governo Federal às escolas do Brasil.

“O governo vem para apoiar um programa de complementação de material para alfabetização, além de melhorar a formação continuada dos professores que atendem esses estudantes. É preciso trabalhar essas missões obtendo um apoio mais efetivo dos estados”, pontuou Manoel Palácios.

Já o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, ressaltou que este é um momento de discussão de estratégias e de união de forças entre os governos municípios e estaduais, com o apoio do Governo Federal. “É importante definirmos diretrizes para que as propostas apresentadas sejam efetivadas. Cada estado e cada região têm suas particularidades, é preciso observar suas características e passar a tratá-las mediante seus desafios para se obter êxito”, observou.

Participaram do encontro de secretários da Educação do Nordeste, a secretária de Educação, Áurea Prazeres; o presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (Undime/MA), Geraldo Castro; o secretário de Educação Básica do MEC, Manoel Palácios; e os secretários de Educação, Luciano Barbosa (AL), Oswaldo Barreto (BA), Maurício Holanda (CE), Aléssio Trindade de Barros (PB), Francisco das Chagas Fernandes (RN), Jorge Carvalho (SE) e Fred Amancio (PE).

Texto: Raphael Garreto
Seduc/Consed/PE