19/12/2016 2:02 pm

Maranhão participa de encontro nacional do Censo Escolar

Técnicos maranhenses presentes no Encontro Nacional do Censo Escolar

Técnicos maranhenses presentes no Encontro Nacional do Censo Escolar

Técnicos da Secretaria de Estado da Educação, da coordenação estadual do Censo Escolar e gestores da Rede Estadual de Ensino representaram o Maranhão no Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2016, que ocorreu na última semana no Rio de Janeiro, promovido pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Durante a programação gestores de escolas estaduais, coordenadores e técnicos dos estados e das capitais brasileiras, responsáveis pelo Censo, bem como representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) discutiram estratégias para o aprimoramento da coleta de dados e esclareceram dúvidas quanto à pesquisa.

O encontro também conto com painéis, palestras e grupos de discussão em torno dos temas relacionados ao levantamento estatístico. Nesta edição, por exemplo, o público teve a oportunidade de conhecer melhor a importância do Censo Escolar para as Avaliações Educacionais do Inep. Houve palestras abordando a Qualidade dos Dados Declarados; Avaliação do Indicador: Taxa de Risco; O Censo Escolar e as Mídias Digitais. A programação também foi marcada pela retrospectiva de 2016 e o planejamento para 2017 do Sistema Educacenso.

O Superintendente de Estatísticas Educacionais da Seduc e Coordenador Estadual do Censo Escolar, Mário Alberto Xavier Gomes, ressaltou a importância da participação do Estado no encontro. “A partir dessas discussões poderemos refletir sobre os últimos resultados e também projetar a coleta e a composição dos dados, aprimorar o levantamento anual e buscar estratégias para melhorar a qualidade das informações para que retrate, de forma fidedigna, a realidade educacional do Brasil, e mais especificamente, do Maranhão. Assim, poderemos contar com recursos e projetos para desenvolver a educação de qualidade que desejamos para as crianças, adolescentes e jovens do nosso estado”, destacou.

Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI