28/09/2015 2:56 pm

Maranhão realiza etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

A etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade prática, será realizada, nesta segunda-feira (28), a partir das 14h, no Núcleo de Esportes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Três escolas participam da competição: Bacelar Portela, Liceu Maranhense e o Instituto Federação do Maranhão (Ifma), do município de Açailândia.

O credenciamento das escolas começa às 8h e a competição às 10h. A equipe campeã será conhecida às 17h. Estão sendo esperadas 15 equipes, das três escolas. Cada equipe terá em média cinco integrantes.

A competição é na modalidade Prática. O desafio consiste em construir e programar um robô que desempenhará uma função de resgate em um ambiente de desastre simulado, seguindo algumas regras específicas. Cada equipe terá um tempo máximo de 5 minutos para executar as tarefas. Todos os robós foram construídos pelos próprios estudantes.

Desta etapa sairá a equipe que vai representar o Maranhão, na etapa nacional da OBR, em Uberlândia, Minas Gerais, no dia 29 de outubro. As melhores equipes da competição irão representar o Brasil na RoboCup Jr Rescue Line, em 2016. A data e o local serão definidos, em abril de 2016.

Olimpíada de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, dedicada às escolas, professores e jovens brasileiros (com ou sem conhecimento prévio em robótica), vinculados ao ensino fundamental, médio ou técnico.

Os grandes objetivos da OBR são despertar e estimular o interesse pela Robótica, áreas afins e a Ciência em geral e promover a difusão de conhecimentos básicos sobre Robótica de forma lúdica e cooperativa.

SERVIÇO:

O QUÊ: Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica.

QUANDO: Segunda-feira (28), às 14h.

ONDE: Núcleo de Esportes da Ufma – Campus do Bacanga, em São Luís

CONTATO: Superintendente de Ciência e Tecnologia da Seduc, Professor Antônio Ferro – (98) 99118-0676.