8/03/2017 6:12 pm

Maranhão realiza etapas locais da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou nesta quarta-feira (8) os encontros locais preparatórios para a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (II CONEEI), a qual irá instituir um espaço de diálogo e pactuação entre os povos indígenas, representantes das secretarias estaduais e instituições que lidam com a causa indígena. O objetivo é assegurar maior autonomia dos povos indígenas no âmbito da educação escolar, discutindo novos caminhos, avanços e a qualidade do ensino.

Até o dia 27 deste mês serão realizados 13 encontros locais da CONEEI, com a partição de mil pessoas entre comunidade educativa, associações locais e entidades ligadas à educação escolar indígena, representantes dos governos municipais, estadual e federal, e sociedade civil. O encontro começou nesta quarta-feira pela Aldeia Três Irmãos, em Barra do Corda.

As conferências locais são uma maneira de dar voz a diferentes atores envolvidos nas questões indígenas, para que possam expressar seus consensos com relação ao papel que a educação escolar deve assumir para o fortalecimento cultural e a construção da cidadania indígena, discutindo os avanços conquistados e desafios que precisam ser enfrentados para a efetivação de uma educação escolar associada a seus projetos societários.

Entre os objetivos das conferências locais estão: discutir os avanços, impasses e desafios da Educação Escolar Indígena (EEI), a partir da I CONEEI; construir propostas para consolidação da política nacional de Educação Escolar Indígena; reafirmar o direito a uma Educação Escolar Indígena específica, diferenciada e bilíngue/multilíngue; e ampliar o diálogo para construção de regime de colaboração específico à Educação Escolar Indígena, fortalecendo o protagonismo indígena.

As propostas construídas em cada conferência local irão compor um documento base da II CONEEI, que está estruturada em torno de cinco Eixos Temáticos: Organização e Gestão da Educação Escolar Indígena; Práticas Pedagógicas Diferenciadas na Educação Escolar Indígena; Formação e Valorização dos professores Indígenas; Políticas de Atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica e Educação Superior.

Etapas

Após as etapas locais, será realizada a etapa regional no final do primeiro semestres deste ano com a participação dos estados de Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Goiás e, posteriormente, no final do segundo semestre deste ano, da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena em Brasília.