14/05/2024 9:36 am

Maranhão supera no âmbito do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada meta esperada para alcançar em 2026

Em um cenário desafiador, a educação do Maranhão supera no âmbito do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada a meta esperada para alcançar em 2026. Em 2023, a meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) era de 33% de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. O Maranhão superou essa meta, chegando a 56% de estudantes da 2ª série (EF) alfabetizados, ultrapassando os 55% previstos para serem alcançados em 2026.

Os resultados foram divulgados, nesta segunda-feira (13), com base no Sistema de Avaliação do Estado do Maranhão (SEAMA) promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e que envolve os 217 municípios.

“Um resultado animador que precisamos comemorar e que nos fortalece para continuarmos lutando por indicadores educacionais cada vez melhores. Sabemos que ainda precisamos avançar muito e estamos trabalhando, apoiando os municípios e buscando estratégias para garantir que todas as crianças maranhenses sejam alfabetizadas e tenham suas vidas transformadas por meio da educação”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A Seduc, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), realiza atividades avaliativas com os objetivos de diagnosticar as aprendizagens dos estudantes da Educação Básica e apoiar o planejamento de ações educacionais. Dessa forma, é possível verificar, com amplitude, e profundidade, os desafios que precisam ser enfrentados para assegurar o direito de aprender a todos os estudantes.

De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são consideradas alfabetizadas as crianças que conseguem atingir a nota mínima de 743, o que as tornam aptas para ler palavras, frases e pequenos textos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, como tirinhas e cartazes; escrever ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras e escrever textos que circulam na vida cotidiana, ainda que com desvios ortográficos e de segmentação.

Felipe Camarão também ressaltou como fundamental o compromisso do Governo do Estado com os municípios para ajudar a fortalecer cada vez mais a educação no território maranhense.

“O Governo do Estado segue realizando ações em apoios aos municípios, visando melhorar os índices educacionais no Maranhão, como capacitação de professores e gestores, reforma e construção de prédios escolares, para garantir espaços dignos para a aprendizagem dos estudantes, entre outras ações. As parcerias firmadas são fundamentais para que possamos atuar conjuntamente e buscarmos soluções para diminuir as desigualdades educacionais”, concluiu Felipe Camarão.

14/05/2024
Foto: Karlos Geromy