2/12/2016 7:55 pm

Milhares de Estudantes da Rede Pública Estadual foram mobilizados com a passagem da Caravana Estudantil

cara (2)

“É a primeira vez que um governo volta seus olhos para os estudantes e a caravana é uma oportunidade ímpar para que o jovem se empodere e possa dialogar, reivindicar e propor melhorias para a escola de acordo com aquilo que pensa. É muito interessante porque o governo está valorizando a juventude”. Esse é o posicionamento de Hugo Cruvel, estudante do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, um dos milhares de estudantes que foi mobilizado pela Caravana Estudantil.

A caravana deu sua largada na capital maranhense, no dia 05 de outubro, e encerrou suas atividades nesta sexta-feira (2), no C.E. Nascimento de Moraes, em Imperatriz. Ao todo, mais de 10 mil estudantes da rede estadual foram mobilizados com a sua passagem.

LVS_6724Durante dois meses, a caravana estudantil percorreu escolas públicas de norte a sul do Estado, presentes em diversos municípios maranhenses. Com o tema a Juventude do Maranhão pede Passagem, o projeto conseguiu mobilizar alunos da rede pública estadual com atividades que transformavam completamente os espaços das escolas. Salas de aulas, pátios, auditórios, quadras, corredores, todos os ambientes foram convertidos em verdadeiros espaços de debate e de protagonismo estudantil.

O estímulo vinha por meio de rodas de conversas, que proporcionavam o diálogo sobre temas diversos e estimulavam a criticidade e o protagonismo dos estudantes na construção de uma escola democrática, que trabalha na formação de cidadãos livres e conscientes de que podem fazer a diferença nos lugares onde estão inseridos.

Atividades culturais, esportivas e oficinas diversas também davam o tom e animavam os estudantes. Como é o caso da Mariana Teodora de Almeida, que faz o 2º ano no C.E. Cônego Aderson Guimarães Júnior, em Caxias. “Muito importante trazer estas informações e estimular o debate desses temas entre os alunos. São informações sobre saúde, esporte, diversidade, tudo extremamente necessário. Esse tipo de movimentação nos enriquece como alunos e nos levamos para o futuro”, disse.

LVS_4498

Culminância cultural marcará encerramento da Caravana

Na próxima quarta-feira (7), diversas atividades culturais marcarão o encerramento da Caravana Estudantil, em São Luís. O evento contará com show com o cantor Tico Santa Cruz, além de atrações locais, na Casa do Maranhão.

Confira a programação
13h30 Peça Teatral com o grupo do Centro de Ensino Vinícius de Moraes
14h30 Roda de conversa sobre protagonismo juvenil
16h • Culminância cultural com Tico Santa Cruz
• Apresentação do grupo de Cacuriá Negrete de Viana
• show de reggae com Núbia
• Discotecagem com DJ Nega Glicia

Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI