18/03/2022 1:45 pm

Milhares de estudantes de escolas públicas de todo Maranhão realizam Avaliação do SEAMA

Com o intuito de fortalecer a aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual e municipal e auxiliar as atividades dos professores, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aplicou, nesta e quarta (16) e quinta-feira (17), a Avaliação diagnóstica do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), para mais de 370 mil estudantes. A avaliação foi aplicada para estudantes do 2°, 3°, 5º e 9º ano do ensino fundamental, de escolas municipais de 216 municípios, além de estudantes da 3ª série do ensino médio, da rede estadual.

“É uma avaliação superimportante para a educação do Maranhão, porque o esse diagnóstico vai mostrar qual município, qual escola do estado, qual estudante está necessitando melhorar seus indicativos educacionais e fortalecer sua aprendizagem. Esse diagnóstico é feito em todo o Maranhão e dará condições para que os estudantes sejam preparados para o mercado de trabalho e para a vida. Agradeço o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão pela excelente iniciativa”, destacou o gestor Geral do CE professor Barjonas Lobão, Francisco das Chagas.

A estudante do 3° ano do CE Professor Barjonas Lobão, Naiany Vitória Rocha Passos, destacou a importância da avaliação diagnóstica para o fortalecimento da educação dos estudantes. “Essa prova tem como objetivo observar o nosso desempenho nas provas de Português e Matemática e o nosso nível de aprendizagem nessas matérias”, ressaltou.

São 284.575 estudantes de escolas das redes públicas municipais e 86.958 estudantes da rede pública estadual que participaram da avaliação. As aplicações ocorreram nos horários regulares de aula de cada estudante e terão duração média de 2 horas, com testes cognitivos de Língua Portuguesa e Matemática.

“O Seama visa à garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da rede pública. Com a análise dos resultados, identificaremos as dificuldades encontradas pelos estudantes, com o objetivo de elevar a qualidade educacional pública”, a professora do UI Armando Bacelar Couto, Jeanne Gomes de Almeida.

“As avaliações do Seama são de grande importância, não apenas para os alunos, mas também para os professores para que possam observar o nível de ensino e oferecer apoio naquilo que os nossos alunos estão mais precisando. expressou a professora Josiane da Silva Assunção, do município de São Domingos do Maranhão.

O sistema de Avaliação integra as ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e do Programa Mais Ideb, e tem por objetivo oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base nos resultados alcançados ao nível de estudante, escola e rede de ensino.

O professor Luís Wanderley Souza Vieira, da Escola Militar em Santa Rita, também destacou a importância do Seama para melhorar a educação no estado. “Hoje estamos realizando a avaliação do Seama, com o objetivo de melhora a educação no estado.  Com essa a avaliação diagnóstica poderemos ter uma base no que precisa ser melhorado, para que o aprendizado se torne melhor e mais eficaz na vida de cada estudante”, exprimiu.

O Seama está em sua 3ª edição e a cada ano conta com duas avaliações aplicadas a milhares de estudantes tanto da rede pública estadual, quanto das escolas municipais de 216 municípios que integram o Pacto pela aprendizagem.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação