1/06/2019 5:05 pm

Milhares de estudantes e professores envolvidos em mais um sábado de aulões #MaisIDEB

16551_nadya_2214054013404916388

Secretária Ajunta de Ensino Nádya Dutra dá boas notícias aos estudantes do C.E.Fernando Perdigão, no Monte Castelo

“Acho que os aulões são um incentivo, tanto para melhorar o ensino dos alunos, quanto para reforçar o conteúdo do Enem. É uma grande ajuda para nosso futuro!” O entusiasmo de Elizabeth Santos, de 17 anos, estudante da Unidade Integrada Renascença, no bairro Renascença, em São Luís, é semelhante ao de milhares de outros adolescentes que participaram de mais um aulão #MaisIDEB na manhã deste sábado (01).

No total, mais de 22 mil estudantes de 619 escolas, nos 217 maranhenses participaram dos Aulões. Em São Luís, 102 escolas foram envolvidas na ação. Cada escola fez a sua programação. Assim, além das aulas de Português e Matemática, teve lanche reforçado, louvores, orações, conversa motivacional e até aula de zumba antes da aula.

“Eu estou vendo que cada sábado tem sido uma conquista trazer esses estudantes para os aulões, porque eles não têm o hábito de aulas fim de semana. Então, trazê-los é o nosso desafio. Assim nós incentivamos a vinda deles com um bom lanche diferenciado, cafezinho na sala, uma música para descontrair. Porque eles precisam e têm valorizado essa ação. Independente de Ideb, é aprendizado para a vida deles”, disse Marisa, gestora geral da U.I. Renascença.

Na capital, técnicos da Seduc percorreram várias escolas para acompanhar as atividades e levar informações sobre o Prêmio Mais Ideb, criado pelo Governo do Maranhão para valorizar as práticas, experiências e resultados dos estudantes, professores e gestores.

“Serão premiados estudantes, professores e gestores de escolas públicas da rede estadual, com base no resultado de desempenho expresso pelo IDEB, calculado pelo Sistema de Avaliação da Aprendizagem do Estado do Maranhão (Sema) e pelos Simulados realizados pelo governo. As premiações variam de R$ 400,0 a R$ 2.500, de acordo com a categoria. Os 10 estudantes com melhores resultados, também, serão contemplados com bolsa em faculdades privadas situadas no Estado do Maranhão (com limite máximo mensal de até R$ 1.000) ou com auxílio mensal de R$ 400, durante todo o curso, caso sejam aprovados em universidades públicas”, explicou o subsecretário Danilo Moreira, que visitou escolas da capital.

“E durante os Aulões, os estudantes poderão ser premiados com smartphones, material pedagógico que possam apoiá-los em seus desempenhos acadêmicos. Tudo isso é uma forma de estimular o estudante a participar dos aulões, a se dedicar aos estudos e  fortalecer a sua aprendizagem, que ele levará para a vida toda.  E eles estão recebendo tudo isso com muito entusiasmo”, pontuou a secretaria Adjunta de Ensino, Nadya Dutra, que também esteve em várias escolas da capital.

O Aulão movimentou o C.E. Barjonas Lobão, no Cohatrac.

O Aulão movimentou o C.E. Barjonas Lobão, no Cohatrac

Para o estudante Raniel Ferreira, do C.E. Fernando Perdigão, no Monte Castelo, em São Luís, os aulões têm ajudado a reforçar o conteúdo de uma forma dinâmica e prazerosa. “Tá muito divertido, principalmente agora, porque vem com premiações e vai servir como incentivo para nos dedicarmos mais e conquistarmos o que queremos para o nosso futuro”, disse o aluno.

Amanda Pereira, estudante do C.E. Desembargador Sarney Costa, no bairro do São Francisco, está de olho no seu desempenho educacional e na premiação do Mais Ideb. “Pra nós os aulões têm sido fundamental porque ajudam a melhorar o nosso conhecimento e desempenho no Enem. E com a premiação fica ainda mais estimulante”, disse Amanda.

Em Imperatriz, a estudante Adácia C.E. Nascimento de Moraes deixou um recadinho para os estudantes de todo Maranhão, que ainda não aderiram aos aulões. “Eu sugiro que quem ainda não participa dos aulões, participe, porque são aulas bem legais e vocês vão melhorar bastante o conhecimento”, disse a aluna.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou sua a alegria com o envolvimento da comunidade escolar nos aulões, que são parte das ações de fortalecimento do Programa Mais IDEB, que em 2019 foi ampliado pelo Governo do Maranhão, reforçando a aprendizagem e a preparando os estudantes para a Prova Brasil e para o Ensino Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Estou muito feliz com o resultado de mais esse sábado com Aulões do Mais Ideb em todas as regionais espalhadas pelo Maranhão. Isso só mostra o comprometimento do Governo Flávio Dino em oportunizar um ensino de qualidade para todos. E quero destacar que nada disso seria possível sem o empenho de gestores, professores, funcionários das escolas e dos estudantes. Todos estão de parabéns por esse envolvimento. E lanço um desafio às comunidades escolares: a escola que colocar maior número de estudantes nos aulões será premiada. #AvançaIdeb!”, destacou Camarão.

01/06/2019