6/11/2020 3:07 pm

Milhares de profissionais da educação participam de novo Webinário Formativo do Pacto sobre alfabetização

Governador Flávio Dino participa do Webinário Formativo do Pacto sobre alfabetização

“Alfabetização no Contexto do Ensino Remoto no Território Maranhense: desafios e possibilidades” é tema de diversos webinários que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem promovendo, visando ao fortalecimento da aprendizagem. Na quinta-feira (5), mais de 4 mil pessoas participaram, simultaneamente, de mais um Webinário, desta vez com a participação de Cecília Maria Aldigueri Goulart, professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento foi transmitido pelo canal YouTube da Seduc, às 15h.

O Webinário foi destinado a professores, gestores escolares e secretários municipais do Maranhão e contou com a participação da professora Francisca Passos, assessora da Secretaria Adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem (SAGEA) da Seduc, que atuou como mestre de cerimônia. Participou, também, a professora Joelma Reis Correia, do Departamento de Educação I, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que mediou o evento.

Antes da palestra da professora Cecília Goulart, o governador Flávio Dino, por meio de vídeo, deu boas-vindas aos participantes e em um dos trechos destacou que, mesmo diante da pandemia, é essencial dar sequência aos processos educativos, mantendo o vínculo das crianças e dos adolescentes e levando esperança a todos.

“Precisamos nos manter fortes, animados, unidos e, sobretudo, comprometidos com o presente e o futuro das nossas crianças e jovens. Foi com esse compromisso que decidimos manter a agenda formativa do Pacto Pela Aprendizagem, que conta com a participação ativa de milhares de professores e professoras de todos os nossos municípios. Temos um grande desafio: promover a alfabetização de todas as crianças do território maranhense e garantir que elas sigam aprendendo ao longo de toda a escolarização. Nesta oportunidade, venho parabenizar todos pelo envolvimento, pelo intercâmbio de saberes e experiências. Precisamos de mais, teremos mais, juntos seremos capazes de alfabetizar todos os meninos e meninas nosso belo Estado do Maranhão”, frisou o governador Flávio Dino.

A professora Cecília Goulart agradeceu os organizadores do evento e aos professores que participaram do Webinário e em seguida elogiou as ações do Governo do Estado para garantir educação de qualidade a todos os estudantes maranhenses.

“Eu quero começar agradecendo o convite para estar aqui falando para essa população pedagógica do Maranhão. É com uma emoção muito grande, principalmente por falar depois do governador Flávio Dino, que também é professor. Ele que tem se esforçado para realizar um trabalho de valorização do professor. As ações de seu governo têm corrido o Brasil inteiro, como uma mostra de que é possível melhorar a educação”, expressou Cecília Goulart.

Cecília Goulart ministra aulas há 54 anos e, durante o Webinário, abordou diversos aspectos sobre educação, dando destaque para a função social da escola e as possibilidades de pensar o trabalho pedagógico neste período de pandemia.

“É um momento muito crítico, mas nós precisamos continuar o trabalho. A escola tem ocupado um papel importante e, de repente, se destacou com um potencial organizador muito grande, mas que a gente não sabe bem como articular a escola na relação com as comunidades onde essas escolas estão implantadas. Então, é neste tempo que nós temos que pensar em novas perspectivas”, defendeu Cecília Goulart.

Valeriano Sá chamou a atenção para a iniciativa do Governo do Estado pela realização do evento. “Parabéns pela atitude da Secretaria de Educação, por esse momento de reflexão, análise, orientações e também interação com outros municípios e demais educadores”, elogiou.

O Webinário faz parte do Ciclo Formativo Municipal do Pacto pela Aprendizagem e é realizado em parceria com a Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Fundação Vale, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF/BRASIL), Instituto Natura e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).