28/09/2015 12:33 pm

Monitores do Esporte da Escola aprendem a levar vivências esportivas para estudantes da rede estadual de ensino

Durante toda semana, os monitores do programa Esporte da Escola passaram por um curso de extensão com o objetivo de proporcionar múltiplas vivências esportivas para os estudantes da rede estadual de ensino. A formação é resultado da parceria dos Ministérios do Esporte e da Educação, e é desenvolvida por meio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e as Municipais de Educação de São Luís, Raposa e São José de Ribamar.
Dentro da proposta de múltiplas vivências esportivas, na programação do curso foram ofertadas Lutas, Vôlei, Atletismo e Dança. Durante a aula de Dança, o professor de Educação Física, Edivaldo Cesar, repassou para a turma que “dança é igual qualquer atividade esportiva, cada pessoa envolvida tem sua particularidade e importância no processo”, disse.
A técnica do Esporte e Lazer do Programa Mais Educação no Maranhão, Tatiana Figueiredo, explicou que “este ano a formação aconteceu em dois momentos: uma em agosto e a outra agora em setembro”.
Todo o trabalho com os monitores é feito para que eles tenham outras vivências esportivas, como explica a professora de Educação Física, Eudália Ferreira. “Na formação, os monitores são incentivados a serem criativos dentro da prática esportiva para que essa experiência seja repassada na vivência escolar”, ressaltou.
Esporte da Escola/Atletismo
O Maranhão possui 1.662 escolas que escolheram desenvolver a atividade Esporte da Escola/Atletismo e múltiplas vivências esportivas, oportunizando o esporte educacional a 312.712 estudantes, que deverão contar com aproximadamente 2.857 monitores voluntários, considerando que cada monitor atende em média cinco turmas.
  2 3 5
Professores monitores realizaram diversas atividades esportivas durante a capacitação
Fotos/ Matheus Marques