17/12/2020 9:00 am

Município de Santa Luzia ganhará uma escola de tempo integral

Nesta última terça-feira (15), foi realizada no município de Santa Luzia uma audiência pública para apresentar à sociedade o modelo pedagógico dos Centros Educa Mais, escola de tempo integral da rede pública estadual. A partir de 2021, o município receberá a implantação do modelo no Centro de Ensino José Mariano Muniz, que passará a ofertar educação em tempo integral aos estudantes.

De acordo com a prefeita França do Macaquinho, a expectativa é grande por ser algo novo na Educação do município. “É um projeto inovador que Santa Luzia está tendo a honra de receber através do Governo do Estado. Uma parceria que nós acreditamos que vem para evoluir mais ainda a educação municipal, é uma expectativa muito grande porque é algo novo, mas que nós sabemos que para as famílias de Santa Luzia é de muita relevância, é de muita importância porque nós vamos estar preparando os filhos luzienses para o mundo e o mercado”, destacou.

Um dos grandes diferenciais da educação em tempo integral é que o ensino tem também como foco o exercício da cidadania e do protagonismo juvenil, onde o estudante fortalece a construção dos seus projetos de vida e visão de futuro.

“O Centro Educa Mais José Mariano Muniz trará para o jovem luzienses a oportunidade de ter uma educação de qualidade que possibilite uma formação integral e uma contribuição para a vida da comunidade, será nossa primeira escola integral pública em Santa Luzia, um marco para a educação do nosso território e uma concretização do nosso regime de colaboração entre o Governo do Maranhão e a prefeitura de Santa luzia”, reforçou o secretário Municipal de Educação, Antônio da Silva.

Para a Gestora geral do novo centro Educa Mais Charlene da Silva, além do ensino, o novo modelo de escola trará o desejo de mudança para que cada vez mais o aluno esteja preparado para a vida.

“Acredito que esse novo modelo de educação pública traz não apenas uma inovação, mas um desejo de mudança, um desejo de ser mais participativo, que tem uma gama de conhecimentos para que o aluno ele possa estar mais bem preparado”, disse a gestora.

A implantação do ensino integral no município, também despertou o desejo de muitos pais que buscam uma educação melhor e de qualidade para a formação social e profissional dos seus filhos.

“Eu fiquei muito interessada, fiquei muito ‘engraçada’ com essa oportunidade que veio para nossa cidade onde nossos jovens vão receber uma escola, vão aprender e se tornar um cidadão crítico para a sociedade, então essa escola ela vem visar o desenvolvimento do nosso jovem, preparar para o mercado de trabalho “, concluiu a mãe Marinelde Silva Barros.