14/06/2021 4:25 pm

Municípios recebem kits pedagógicos e literários para fortalecer aprendizagem

Secretário Felipe Camarão ressalta importância dos investimentos em Educação

Cem municípios maranhenses receberão kits literários e pedagógicos para apoiar suas ações de alfabetização na idade certa e colaborar com a preparação para o retorno ao ensino presencial, no âmbito do Pacto pela Aprendizagem, do Programa Escola Digna. A primeira etapa de entregas realizada pelo Governo do Estado aconteceu nesta segunda-feira (14), no auditório do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação Joãozinho Trinta, no bairro Cohab, em São Luís, com a presença de prefeitos e gestores municipais de educação de dez municípios.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que a ação integra o Regime de Colaboração, efetivo, entre Estado e municípios. “Um acervo com cerca de 600 livros, reunindo literatura maranhense e brasileira, que irá ajudar bastante os municípios, além de kits pedagógicos. Uma ação importante no âmbito do Pacto pela Aprendizagem, que está entre os eixos pedagógicos do Programa Escola Digna. Cada semana faremos uma nova entrega. Hoje, o desafio de todos nós é fazer com que o estudante encontre o caminho de volta para a escola e haja recuperação do vínculo do estudante com a escola. Nesse sentido, conclamo todos os municípios para que estejamos unidos com esse propósito e possamos seguir transformando a Educação do Maranhão”, enfatizou.

“Em meio ao momento de dificuldades que todas as pessoas estão enfrentando, o governo Flávio Dino se preocupa com questões simples, mas fundamentais para a Educação dos estudantes, como a distribuição desses kits literários e pedagógicos, que representam muito para as famílias maranhenses”, ressaltou o deputado estadual Luís Henrique Lula da Silva.

Já o deputado Adelmo Soares realçou a necessidade de cada gestão municipal priorizar investimentos em Educação. “Admiro muito prefeitos que, assim como o governador Flávio Dino, investem em educação. E a parte pedagógica é a que vai dar a sustentação à Educação dos filhos do Maranhão. Portanto, parabenizo essa iniciativa porque só conseguiremos mudar o Maranhão com conhecimento”, defendeu.

A secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra, explicou que Regime de Colaboração vive um momento único no Maranhão. “Nunca antes tivemos uma ação tão forte do Regime de Colaboração na relação com os municípios, com olhar para todo o território maranhense. A educação precisa ser um espaço de relação entre os diferentes agentes públicos e a sociedade, principalmente nesse momento, no qual a agenda do Pacto pela Aprendizagem está pensada em fazer o caminho de volta com segurança dos estudantes e recuperar a aprendizagem das nossas crianças”, disse.

O prefeito de Arari, Rui Filho, ressaltou que o município recebe com muita alegria a parceria com o Governo do Estado. “Esses kits e materiais vieram complementar e incentivar os programas que já temos no município. Estamos muito alegres com essa parceria. Inclusive vamos inaugurar em Arari, no próximo dia 27, o primeiro Centro de Capacitação Profissional do município com cursos técnicos do IEMA”, registrou Rui.

Nessa primeira etapa foram contemplados os municípios de: São José de Ribamar, Caxias, Timon, Presidente Vargas, Arari, Bacabal, Viana, Jenipapo dos Vieiras, Santa Quitéria e Açailândia.

Os kits são compostos por: uma caixa com acervo de literatura maranhense (100 livros); acervo com literatura brasileira, com quatro estantes e quatro caixas de livros (144 livros). Cada município também receberá o kit aluno, constituído por 25 caixas com 300 kits individuais, contendo: 3 cadernos, 1 grafite, 4 canetas azuis, vermelha e preta, 2 caixas de pontas de grafite, 1 calculadora com pilha e 1 régua.

“Com esses kits vamos poder, a partir de uma formação que será oferecida pelo Governo do Estado, fazer a entrega aos nossos alunos para que façam o melhor uso possível e assim promovermos a qualidade da aprendizagem dos nossos estudantes”, concluiu Cleici Machado Nunes, secretária de Educação de Viana.

Mais fotos:

Fotos: Cinaldo Oliveira