2/01/2018 10:07 am

Nota de Pesar – Deputado Humberto Coutinho

É com muita emoção que manifesto o meu profundo pesar pelo falecimento de um dos maiores políticos maranhenses, o Deputado Presidente Humberto Coutinho, ocorrido na noite desta segunda-feira (01), na cidade de Caxias, onde viveu a maior parte dos seus 71 anos de existência.

Neste momento de dor e luto me solidarizo com a família e amigos, na pessoa da Drª. Cleide Barroso Coutinho, esposa e companheira de todas as lutas, e dos os seus filhos George e Georgia. Tenho certeza de que o Maranhão perde um grande homem, médico e líder político.

História de dedicação

Humberto Coutinho era um homem destemido, de enfrentar desafios e dedicado a tudo o que fazia. Foi assim que construiu uma brilhante história de vida. Nasceu Humberto Ivar Araújo Coutinho, em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Desde que começou a exercer sua profissão de médico, em 1971, promoveu importantes avanços na saúde de Caxias, onde criou e mantém, até hoje, a Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, juntamente com sua esposa, a médica e ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho.

Foi, também, em Caxias que iniciou a sua vida política em 1988, quando foi eleito vereador. Ali escrevia as primeiras linhas da sua história de liderança política que o Maranhão conheceu. Humberto foi deputado estadual por cinco vezes (1990, 1994, 1998 e 2002). Em 2004 foi eleito prefeito de Caxias e, com uma aprovação histórica da população caxiense, foi reeleito para o cargo em 2008.  Humberto Coutinho voltou ao Legislativo Maranhense em 2014, já consagrado como líder político, com claro respeito e reconhecimento dos seus pares, até mesmo os de oposição. Assim, em 2015 foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e reeleito, por unanimidade, para o exercício do biênio 2017/2018. Nem mesmo nos momentos de grande fragilidade, provocada pela doença que o consumiu, deixou de honrar seus compromissos.

Humberto Coutinho, dedicou-se à vida política sem deixar de lado os valores familiares, que o fortaleciam, sendo um marido e um pai exemplar e abnegado. Também fez muito pela educação do Maranhão e de Caxias, onde brigou pela implantação de uma Campus da Uema e fundou uma Universidade, para que os jovens daquela região tivessem a oportunidade de uma formação superior.

É por tudo que construiu como homem, pai de família e político, que desejo que Deus o receba com generosidade e que conforte sua família.

São Luís, 02/01/2018

Felipe Costa Camarão