24/08/2020 1:57 pm

Nota de Pesar – Sálvio Dino

Com muito pesar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lamenta profundamente pelo falecimento do ex-prefeito do município de João Lisboa e ex-deputado estadual, Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino, do subprocurador-geral Nicolao Dino, do advogado Sálvio Dino Junior e do bacharel em direito Saulo Dino, ocorrido nesta segunda-feira (24).

Natural do município de Grajaú, Sálvio Dino era advogado, membro da Academia Maranhense de Letras, foi prefeito do município de João Lisboa, vereador de São Luís e deputado estadual. Teve seu mandato de parlamentar cassado e foi preso, arbitrariamente, pela ditadura militar em 1964.

Como deputado, foi autor do Projeto de Lei nº 111/75, mais tarde transformado na Lei nº 3.708 de 27 de novembro de 1975 e regulamentada em 2017 pelo Governo do Maranhão, que determina que, no primeiro dia letivo, todas as escolas devem realizar aula inaugural com ênfase na vida e obra do patrono de cada unidade de ensino. A lei objetiva proporcionar aos estudantes um maior conhecimento sobre a vida daqueles, ilustres ou não, que dão nomes às escolas que frequentam e, ao mesmo tempo, preservar a memória e a história.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, lamentou pelo falecimento do Dr. Sálvio Dino e o destacou com uma grande referência no Estado do Maranhão, tanto no campo político, como no campo intelectual. “Tínhamos uma grande afinidade. Lembro-me que em um dos nossos contatos, ele me presenteou com um livro a respeito de uma figura ilustre que dá nome às escolas de Sítio Novo e Montes Altos, pois ele era o autor da biografia dessa pessoa. Seu Sálvio sempre foi essa pessoa querida, uma pessoa professoral, no melhor sentido que a palavra professor tem, de quem realmente ensina. Seus filhos perdem um grande pai. O Maranhão perde um intelectual, um grande pensador, um agente político que foi cassado pela ditadura militar, e nós, muitos como eu, perdemos um grande amigo, uma grande referência, um grande professor”, destacou.

Neste momento de dor, a Seduc se solidariza com todos os familiares e amigos do Dr. Sálvio, roga a Deus para que o receba em sua morada eterna.