A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que a adequação do currículo do Ensino Médio deve-se à alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ocorrida em fevereiro de 2017, por meio da Lei nº 13.415/17. A mudança estabelece a obrigatoriedade do ensino de Inglês e faculta a inclusão de outra língua, de acordo com à disponibilidade de oferta, locais e horários
A Seduc ressalta que, em 2020, será executado na rede estadual de ensino um Projeto Piloto de Flexibilização Curricular, onde serão ofertadas as duas línguas (Inglês e Espanhol) ou a língua inglesa. E há casos também onde o Espanhol será ofertado como componente eletivo. Essa experiência, permitirá consolidar as formas de oferta de língua estrangeira nas escolas de Ensino Médio.
A Secretaria reforça que as adequações de agora não representam a extinção de nenhum componente, apenas uma organização da oferta de ambos em conformidade com a Lei vigente.
Por fim, a Seduc esclarece que o mapeamento de professores de Inglês e Espanhol seguirá normalmente, acarretando somente em mudança de escolas ou turnos de trabalho dos professores, de forma que melhor atenda as necessidades nas escolas.
Fonte: Seduc
Data: 19.02.2020
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI