19/05/2019 7:06 am

Novos ventos para o Cintra

Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão

Desde que assumiu o Governo do Estado, o governador Flávio Dino primou por uma educação de qualidade e integral, capaz de formar cidadãos livres e conscientes de seu papel como agente de transformação e de justiça social, ou seja, colocou a educação como principal vetor de desenvolvimento do Maranhão.

Vale frisar que, até 2015, o Estado não possuía sequer escolas com educação em tempo integral. Saímos de zero para 49 escolas, número que está em ascendência. Digo isso, porque há uma expansão gradativa desse modelo no Maranhão; é o caso do Cintra – Centro Integral do Rio Anil, tradicional escola pública do Maranhão, que já foi considerada uma das maiores da América Latina, pela dimensão da sua estrutura e sua comunidade escolar. Atualmente, o Cintra está em processo de transição para o modelo integral e integrado à educação profissional.

O notável historiador inglês, Edward Gibbon (1737 – 1794), autor de “A história do declínio e queda do império romano”, certa vez, expressou que: “os ventos e as ondas estão sempre do lado dos navegadores mais competentes”. Nas últimas semanas, temos ouvido relatos de servidores da escola que consideram o processo de implantação do IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) como um resgate da vocação e da qualidade de ensino do Cintra, que já foi referência no país, mas que, ao logo dos anos, foi perdendo sua posição de destaque em detrimento do descaso e do total abandono de gestões anteriores.

Para mudar esse cenário de abandono, o governador Flávio Dino determinou a reforma na estrutura do Cintra, preservando aspectos históricos do prédio onde funcionou a Fábrica Têxtil Companhia de Fiação e Tecidos do Rio Anil, no fim do século XIX e início do XX.

Este ano, o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação e a Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), firmaram parceria para reforma e requalificação da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no Cintra, com investimentos de R$ 200 mil. A obra está na fase final e será concluída e entregue antes da data prevista. Trata-se de um importante equipamento de saúde que irá beneficiar diretamente a comunidade escolar, Anil e região.

Reitor do IEMA, Jhonatan Almada

Agora, foi dada a largada para a transição Cintra/IEMA. A primeira ação imediata foi a abertura de quase 800 matrículas para 13 cursos/oficinas profissionalizantes, cujas vagas foram preenchidas em 48 horas, com 2.780 pessoas inscritas em lista de espera, em caso de desistência ou de cursos a serem ofertados posteriormente.  Foi iniciada, também, a rodada de diálogos sobre a transição de ensino regular para ensino em tempo integral, com líderes de todas as turmas e séries da escola para esclarecimento de dúvidas dos alunos. Tais diálogos serão realizados com representantes de toda a comunidade escolar, ouvindo seus anseios e esclarecendo todas as dúvidas existentes.

Além dos cursos profissionalizantes, ofertados por meio da Unidade Vocacional do IEMA/Cintra, e do Ensino Médio em tempo integral – que, a partir de 2020, começará a ser ofertado de maneira gradativa, na unidade, seguindo a implantação com os novos estudantes que adentrarão o ensino médio, no 1º ano, e, avançando até 2022, o governador Flávio Dino já determinou que o Cintra continuará atendendo estudantes do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) noturno, com real possibilidade de aumento de vagas. Mais um ganho para a comunidade.

O planejamento de implantação abrange melhorias de infraestrutura, aquisição de laboratórios, formação de professores e gestores, entre várias ações. Tudo com o máximo de transparência possível com a comunidade escolar e regulamentado por meio de editais de adesão ao novo modelo.

A diretriz norteadora é garantir a oferta de educação profissional, científica e tecnológica de nível médio, como determina a missão do IEMA, em uma das maiores escolas públicas da América Latina. É uma conquista para a educação do Maranhão, que segue atenta aos bons ventos da transformação social.

Felipe Costa Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação
Membro da Academia Ludovicense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão