23/06/2017 5:29 pm

Núcleo de Arte e Educação encerra primeiro semestre com apresentações artísticas

Apresentação de encerramento

Com apresentações artísticas de dança, canto e performances teatrais, o Núcleo Arte Educação (NAE), um projeto realizado em parceria pelas Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) da Educação (Seduc), encerrou na manhã desta quinta-feira (22) as atividades do primeiro semestre 2017 do projeto. O evento foi realizado no Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O NAE tem como objetivo promover ações que favoreçam o desenvolvimento estético, artístico e cultural dos alunos, além de melhorar a qualidade do ensino da rede pública estadual. Neste semestre, o projeto contou com a participação de estudantes da rede pública de ensino com idade entre 8 e 17 anos. Durante o encerramento, amigos e familiares prestigiaram as apresentações.

Coordenadora geral do projeto Núcleo Arte Educação, Ione Coelho

“Por meio desse projeto, nós buscamos desenvolver a visão artística, estética e cultural dos nossos alunos para que, quem sabe, no futuro, ele possa estar se tornando um artista conhecido”, pontuou a coordenadora geral do projeto Núcleo Arte Educação, Ione Coelho.

O professor de canto, Christiano Cantanhede, foi um desafio gratificante ter alunos tão empenhados naquilo que desejam fazer. Os alunos que não sabiam ler partituras e que ainda não conseguiam cantar sem desafinar, durante o semestre, se tornaram exemplos de que com determinação e força de vontade, tudo é possível. “Meus alunos chegaram aqui sem nenhuma noção do que fazer com uma partitura e alguns sem muita vocação para o canto, mas todos eles se esforçaram e agora me enchem de orgulho”, disse Christiano Cantanhede.

Núcleo de arte educação

Surgido logo após a reabertura do Teatro Arthur Azevedo 2005, o Projeto Núcleo Arte Educação, caracteriza-se por favorecer a formação integral do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico, tendo no diálogo entre a escola e o teatro, seu foco de atividade, aproximando-os enquanto espaços propícios à formação do cidadão.

O projeto é realizado através de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura e Turismo e Secretaria de Estado da Educação, desenvolvido no Teatro Arthur Azevedo que disponibiliza seus espaços para alunos de escolas públicas, na realização de cursos de teatro, dança, canto coral e piano, como atividades do Projeto.

O NAE conta com uma ação de formação de plateia que permite que a classe estudantil e a comunidade em geral tenham acesso em sessões especiais nos espetáculos de teatro, dança e música dentro do calendário TAA, contemplando algumas datas comemorativas.

O Projeto tem por objetivo central utilizar a arte como elemento pedagógico no desenvolvimento das potencialidades da criatividade, inteligência, raciocínio e percepção estética, no processo de humanização para gerar cidadãos participativos, criativos e conscientes das transformações sócio culturais. Visa, ainda, contribuir com a formação integral, profissional, a elevação da autoestima, a construção da cidadania e o desenvolvimento cultural de alunos e alunas da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino a partir da oferta de cursos nas áreas artísticas do teatro, dança e música.

Hoje o NAE conta com a realização de seis cursos de artes: Canto Coral, Dança I, Dança II, Teatro I, Teatro II e Piano, com participação de 271 alunos matriculados de 19 Escolas da Rede Pública.

Confira mais fotos:

Fonte: Sectur/Seduc