26/11/2015 10:57 pm

Núcleo de Competência Musical da Rede Estadual apresenta a I Mostra “Música de Todos Nós”

Os acordes dos violinos e dos metais encheram de sonoridade a manhã de estudantes, professores e convidados que foram ao CE Governador Edison Lobão (CEGEL), escola do Sistema Estadual de Ensino, nesta quinta-feira (26), participar da I Mostra SUEC – Musical “Música de Todos Nós”.

A mostra tem o objetivo de apresentar à sociedade o Núcleo de Competência Musical da Rede Estadual e as atividades que vem desenvolvendo. O Núcleo que funciona no CEGEL, e envolve nove escolas do Sistema Estadual de Ensino, da área central de São Luís, é parte dos Programas “Música nas Escolas e Bandas e Fanfarras”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Educação e Cultura (SUEC), da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (SAPE).
O objetivo é oferecer às crianças, adolescentes e jovens do Sistema Estadual de Ensino uma atividade musical com enfoque na vivência lúdica e prática, contribuindo para o processo de formação dos mesmos, ao mesmo tempo, que garante experiências enriquecedoras na consolidação da aprendizagem.
O evento contou com a presença do Secretário Adjunto da Sape, Odair José Soares, representando a Secretária de Educação Áurea Prazeres e a Supervisora da SUEC, Vanessa Aroso Cassas. “A música é um instrumento de transformação social. Meus parabéns e deixem a música tocar a alma de vocês”, enfatizou o professor Odair.
“O que a gente está querendo aqui é trazer o universo da música para o universo da escola. Através da música nós podemos afastar os alunos das drogas, da violência e proporcionar a eles alegria, cultura e uma maior socialização”, destacou Celso Reis, coordenador do programa Música nas Escolas.
O evento foi aberto pela banda Marcial Henrique de La Roque, que executou o hino nacional. Num dia totalmente musical, os convidados puderam apreciar a suavidade melódica dos violinos, do grupo de cordas da Escola Militar 2 de Julho, que executou canções como ‘Louvação à São Luís’, de Bandeira Tribuzzi, ‘Jesus Alegria dos Homens’, de Sebastian Bach e ‘Yesterday’, dos Beatles.
“Para nós é muito enriquecedor estar aqui, apresentando o nosso trabalho, interagindo com os colegas e trazendo música para a vida das pessoas”, disse Michael Martins Pestana, estudante da Escola Militar 2 de Julho.
A Banda Fanfara Inácio Rangel, escola do bairro Cidade Operária, fez uma apresentação emocionante executando canções da MPB. A Banda é um daqueles exemplos do que a música pode fazer na vida de crianças, adolescentes e jovens.
Sob o comando do Regente Wagner Correia, foi criada há dois meses como parte das atividades do ‘Mais Educação’, que são desenvolvidas no contraturno escolar e reúne 50 meninos e meninas com idade entre 13 e 15 anos, de comunidades como Vila Flamengo, Vila Kiola, Cidade Operária entre outras. Em tão pouco tempo de existência, na semana passada já conquistou o campeonato estadual de Bandas Fanfarras.
“Isso é uma mostra de que quando estes jovens são incentivados positivamente, eles respondem positivamente. Este é um trabalho de dois meses que já está gerando frutos maravilhosos”, destacou o regente.
Para a gestora da escola, Rosaria Benedita de Fátima Meireles, a banda é uma grata surpresa. “Nossos alunos estão extremamente felizes. Eles estão se sentindo importantes. E eu digo: vocês são extremamente importantes”, afirmou emocionada a gestora da escola.
“A gente está na escola dedicada à música é muito melhor. Nos tira das ruas, nos deixa ocupados. Não tenho nem palavras pra dizer o que está acontecendo comigo, de tão bom que é”, destacou a estudante Geisana Raquel Saraiva, de 15 anos.
Além das apresentações culturais dos estudantes do Núcleo de Música, houve apresentação de artistas locais como Mano Borges, Celso Reis, Roberto Ricci e Banda Raja.
Texto: Regina Souza 
Fotos/Matheus Marques

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI