20/09/2021 11:42 am

Núcleos de Educação Especial

De acordo com dados do último Censo (IBGE, 2010), o Brasil possui mais de 190 milhões de pessoas, e em torno de 23,9% da população do país, possui pelo menos uma deficiência, quer seja: visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. Fazendo um recorte em nosso estado, no Maranhão essa parcela aumenta, totalizando 24,97% da sua população com algum tipo de deficiência.

Nesse sentido, o Governo do Maranhão tem atuado fortemente pelo desenvolvimento educacional do estado, uma vez que um dos principais desafios é pensar e trabalhar a escola como um espaço acolhedor, que possibilite o desenvolvimento integral de seus atores, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos os estudantes que necessitam deste apoio. E vem enfrentando com respeito as adversidades legadas, levando em consideração a realidade de aproximadamente ¼ da população maranhense, que necessita de um olhar diferenciado e inclusivo.

Nessa perspectiva, importantes ações do Governo Flávio Dino, têm contribuído com a política de educação especial no cenário da educação inclusiva, como a implantação de sedes próprias para importantes órgãos que atuam em favor da educação especial, como: o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual do Maranhão “Ana Maria Patello Saldanha” – CAP/MA; e o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação “Joãosinho Trinta” – NAAH/S; além do Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana – CEEE PE. JOÃO MOHANA; do Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez ‘Professora Maria da Glória Costa Arcangeli’ – CAS; e do Centro de Ensino de Educação Especial “Helena Antipoff” – CEEE HELENA ANTIPOFF.

Conheça mais sobre os Núcleos de Educação Especial ofertados pelo Governo do Maranhão, por meio da Seduc:

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI