5/01/2024 11:33 am

O inspirador e emocionante discurso do Professor Bruno Pereira

Momento do discurso inspirador do professor, Bruno Pereira

Boa tarde a todos, ao corpo gestor, aos coordenadores de área, ao corpo docente, familiares, convidados e formandos.

Meus tão queridos alunos. Estou extremamente feliz por estar compartilhando este momento com vocês! Estamos todos assim por vê-los vencer uma importante etapa em suas vidas.

Especialmente por dois motivos: Primeiro, porque não posso deixar de considerar que me eleger como paraninfo, creio que não seja pelos meus músculos, mas pelo meu trabalho enquanto docente. Isso me lisonjeia, me deixa ainda mais feliz, é um reforço positivo que me dá forças para continuar lutando pelo que acredito no ensino e na profissão.
Segundo, e mais importante, é que essa turma de formandos é muito especial.

A homenagem que me prestam, queridos alunos, e futuro ex-alunos, não é, com certeza, somente pelos ensinamentos que por ventura possa lhes ter transmitido durante esses anos de convívio.

É também em muito pela amizade que aos poucos foi sendo construída à medida que se trocavam saudações pelos corredores, bate-papos nos intervalos de aula, conselhos e orientações que a experiência nos permite fazer.

Acredito que os motivos não foram diferentes para a escolha dos colegas Elizama Ramos, Manoel Mario, Danton Jorge, Ivelton José.

Num dos muitos últimos dias de aula, professores e alunos despediram-se e nesta despedida, passeios no parque e muitas fotos para ficar na lembrança.

Não me emocionei naquele momento, mas após o convite em está aqui, lembrei que dentre esses 3 anos vivemos e presenciamos muitos desafios, inclusive iniciamos o ano letivo de 2021 como uma Pandemia, que deixou todos confinados em suas casas, porém com uma esperança de dias melhores, e nenhum dos alunos aqui presente desistiram dos seus sonhos e objetivos. Pois o grande dia tinha chegado, todos nós voltamos, conhecer quem apenas estava em uma tela, com a ansiedade de ver e tocar os novos colegas e amigos, que hoje se tornaram.

Me emocionei ao recordar, esses 3 anos de alegrias e algumas tristezas.

Sim, é como na história da menina e do pássaro, na qual o pássaro voa pelos quatro cantos e quando retorna pra sua terra tem sempre uma menina aguardando por suas histórias impregnadas de pigmento revelado em suas penas com uma cor nova. A menina ouve o canto do pássaro forçando-se imaginar o passo a passo de cada aventura.

Belo dia, já velho e cansado o pássaro decide fazer sua última viagem. O retorno é da mais alta ansiedade, que se faz frustrada. A menina não mais estava lá, fora bater asas, pigmentá-las, provar e comprovar das cores e sabores que até então apenas fantasiava. Ao pássaro coube a tristeza do abandono, a torcida pelo voo, a esperança do retorno.

E é assim que me despeço, triste pelo corte, torcendo pela sorte e certo de que serei um velho numa sociedade tomada por vocês: as pessoas mais bonitas, alegres e interessantes que eu já pude conhecer.

Retornem pigmentados de boas notícias;

Preocupem-se, sim, com o sucesso individual, característico do ser e do tempo, mas que este desemboque ou venha de um sucesso coletivo. Para tal foi o investimento na educação de cada um de vocês. Não se enganem, sabemos, pais e professores, que seremos velhos num mundo governado por vocês, e dependemos, portanto, da vossa visão de mundo e ação cidadã para termos (nós, pais e professores) uma vida mais confortável. Enfim, dependemos de vocês para consertar um mundo que estragamos e agora entregamos aos farrapos a vocês.

A escola CEJOL, que esteve sempre comprometida com a aprendizagem plena e efetiva de cada um de vocês, passa agora a ser uma torcida. Mirem seus pais, avós, tios, enfim, para neles encontrar exemplo e abrigo; e foquem em vocês para uma simples tarefa: conquistar o mundo.

1. Vocês são tão grandes quanto o sonho que nutrem!
2. Vocês devem ser a mudança que querem para o mundo e para a vida de cada um de vocês!
3. A vida, bom, a vida é uma palavrinha que pode encontrar sinônimo numa outra também de quatro letras, luta.

Agradeço pelos ensinamentos nestes últimos anos.

Boa estrada e vão a luta!
Muito obrigado e boa tarde a todos.

Bruno Pereira
Professor de Matemática e Projeto de Vida do CEJOL