O Maranhão, por meio da Secretária de Estado da Educação Áurea Prazeres, participa da primeira reunião entre secretários da Educação dos Estados do Nordeste, em Salvador, nesta terça-feira (27/10), das 9h às 17h. O objetivo é discutir as ações específicas do Ministério da Educação para a região Nordeste.
O encontro será na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo (CAB), com a presença do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante. A reunião foi proposta pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e contará, ainda, com a presença do Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios.
Para a Secretária Áurea Prazeres, essa será uma oportunidade importante para reforçar junto ao ministro e sua equipe as reais necessidades educacionais do Nordeste. “Quando se promove essas reuniões por região, facilita o aprofundamento das questões específicas de cada estados e permite aos Secretários expor os problemas e reivindicar soluções”, enfatizou a Secretária.
Na pauta da reunião, serão discutidas as especificidades, para o Nordeste, dos programas educacionais federais, como: o Mais Educação, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
No Maranhão, garantir a Alfabetização de crianças até 8 anos de idade é meta do Governo que, por meio da Secretária de Estado da Educação (Seduc), criou o Programa de Correção de Fluxo Escolar cujo objetivo é Alfabetizar alunos que ainda não estão inseridos no mundo das letras e número e assim, corrigir o fluxo de estudantes com distorções idade\série não alfabetizados. O programa é responsável por ações junto aos sistemas municipais de ensino, incluindo os 30 municípios maranhenses com baixos IDHs. A ação faz parte do Escola Digna, no Eixo Regime de Colaboração da Seduc com os municípios.
———————–
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI