22/10/2017 5:25 pm

O último ‘Aulão Mais Ideb’ movimentou as escolas da rede estadual

Estudantes do C.E Vicente Maia no Aulão Mais Ideb

Estudantes do CE Vicente Maia no aulão Mais Ideb

Depois de dois meses movimentando as escolas da rede estadual de ensino aos sábados, os Aulões Mais Ideb chegaram ao fim da temporada. Neste sábado (21), mais uma vez, alunos e professores foram mobilizados e as escolas ficaram movimentadas para o último, de oito aulões realizados neste período.

 Os Aulões Mais Ideb, que são preparatórios para a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), consistem em uma das ações do Plano Mais Ideb, estratégia do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para melhorar o nível do aprendizado e a qualidade do ensino ofertado aos maranhenses e, consequentemente, elevar os índices educacionais no estado. Durante os aulões foram revisados os conteúdos ministrados nos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Estudantes do Cintra Mobilizados no Aulão

Estudantes do Cintra

 Na Região Metropolitana de São Luís, o Aulão Mais Ideb foi realizado em 10 escolas centrais dos 12 polos educacionais. Após as aulas, foi servido almoço para celebrar o entusiasmo de alunos e professores.

 Outra ação importante do Plano Mais Ideb, e que serviu para avaliar os resultados dos aulões e a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática, foram os simulados aplicados pela Seduc em todas as escolas da rede estadual de ensino. Foi um total de três simulados aplicados em um intervalo de cincos meses em escolas dos 217 municípios do estado.

 A partir dos resultados obtidos nas provas, foi possível fazer um diagnóstico sobre as aprendizagens em leitura, interpretação textual e resolução de problemas entre estudantes da etapa final da Educação Básica.

 Avaliação da Comunidade Escolar 

2017-10-21-PHOTO-00000335

Estudantes concentrados no Aulão Mais Ideb

A comunidade escolar que se envolveu na realização dos aulões, analisou positivamente a ação em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos da rede estadual.

 “Foi muito gratificante passar esses dias todos juntos, em prol de uma educação de qualidade para nossos meninos e nossas meninas. Também foi um momento de conhecimento para todos nós gestores, professores, coordenadores pedagógicos, em fim todos envolvidos nesse processo de ensino aprendizagem”, destacou Eliene Moraes, Gestora do C.E. anjo da Guarda.

 “Esse trabalho foi muito proveitoso para os alunos, e gratificante para todos envolvidos neste processo. Parabéns a toda equipe da URE! ”, destacou a professora Sandra Torres, do C.E. Estado do Pará.

 “Valeu, em todos sentidos! Houve mais aproximação de todos gestores, dos professores. Foram momentos prazerosos e enriquecedores. Agradecemos a URE pela preocupação com o avanço de cada escola”, disse a professora Vera Tavares, C.E. Y Bacanga.

 “Foi muito bom, apesar do trabalho! Temos certeza que nossos alunos aprenderam mais. Já ficou a saudade”, pontuou Roselena Silva, do C.E. Japiaçú.

 “Esse programa é um marco na educação maranhense. Os meninos chegavam na escola entusiasmados! Essa iniciativa da Seduc e do Governo foi muito proveitosa. Parabéns a todos que se doaram nessa empreitada, acreditando em dias melhores”, pontuou a professora Jaqueline de Jesus, gestora auxiliar do C.E.I Almirante Tamandaré.

 O Secretário de Estado Felipe Camarão destacou o entusiasmo e empenho de todos para que os aulões acontecessem.

 “Todo esse entusiasmo nos deixa muito felizes e certos de que tomamos a medida correta, quando apostamos nos aulões e confiamos no empenho dos nossos gestores e professores. É assim, unidos e empenhados, que chegaremos à educação que desejamos para as nossas crianças, adolescentes e jovens. Vencemos uma etapa, que foi a preparatória. Agora, vamos trabalhar para que os nossos alunos compareçam para fazer as provas do Prova Brasil, a partir dessa segunda-feira. Estou otimista de que iremos colher bons frutos dessa semente que foi plantada e regada com muito carinho”, enfatizou Felipe Camarão.

 “Continuemos firmes para a construção da Escola Digna, sob a liderança do nosso governador Flávio Dino e com o trabalho dedicado desenvolvido por cada um e cada uma até aqui!”,  finalizou Camarão.

Prova Brasil

 A partir desta segunda-feira (23) até o dia 3 de novembro (sexta), cerca de 310 mil estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º do Ensino Médio das redes públicas e privada (esta última por adesão), serão avaliados pela Prova Brasil. Desse universo, aproximadamente 85 mil estudantes são do Ensino Médio da rede estadual.

 A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), mais conhecida como Prova Brasil, foi criada em 2005, a partir da reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), com o objetivo de realizar um diagnóstico da educação básica e do contexto de produção dos resultados de desempenho; e subsidiar a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação brasileira.

 Os testes são constituídos por cadernos de provas com quatro blocos de questões que avaliam as habilidades apresentadas na forma de descritores da Matriz de Referência de cada etapa de ensino para os componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa. O resultado da Prova Brasil está previsto para agosto de 2018.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI