27/04/2016 2:34 pm

Obras em escolas públicas possibilitam melhor qualidade de aprendizado aos alunos maranhenses

Françoal Rodrigues Santos tem 17 anos e cursa o terceiro ano no Centro de Ensino Vicente Viana, uma das 67 escolas estaduais a receberem as obras de reestruturação do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).  A unidade que fica localizada no Anjo da Guarda, em São Luís, funciona nos três turnos e recebe aproximadamente 1.150 alunos diariamente.

“Eu estudo aqui desde a quinta série e hoje posso dizer que tudo está bem diferente. A melhor infraestrutura e os professores têm nos incentivado a focar nos estudos. O ambiente limpo, as carteiras novas, ventiladores e ar condicionado são estímulos para comparecer e participar das aulas”, completa Françoal, que faz parte dos cerca de 40 mil alunos diretamente beneficiados pela reestruturação da rede física escolar este ano.

Entre as melhorias realizadas na escola do Anjo do Guarda e também em escolas de quarenta municípios maranhenses, estão nova pintura, telhados recuperados, pisos e instalações elétricas renovadas, instalação de ventiladores, colocação de forro, reforma de quadras poliesportivas, climatização das salas de aula, bibliotecas e salas de informática.

“Essas melhorias foram esperadas por muito tempo. No ano passado, por exemplo, tivemos o reforço na segurança com a instalação de grades e reforço dos muros da escola, mas agora começamos o ano letivo com a escola reformada e confortável para os alunos”, destaca a professora Vanderluci Cruz, que compõem o quadro pedagógico do C.E Vicente Viana.

Para o professor de Geografia, Sérgio Nunes, o ambiente limpo e organizado coopera para o melhor desempenho dos alunos. “Uma sala agradável proporciona valorização dos alunos e dos professores. Um ambiente limpo, claro e climatizado favorece o nível de concentração, e, consequentemente, o aprendizado”.

Ao todo, R$ 90 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado nesta primeira fase de obras nas escolas maranhenses que tem previsão de finalização ainda neste semestre.

Para Lucas Ferreria, transferido no início do ano para a C.E Vicente Viana, a escola reformada é um incentivo para continuar os estudos. “A outra escola não era nem parecida com essa aqui. Olhando tudo novo e limpo, me sinto motivado a aprender cada vez mais”.

Calendário Escolar

Em parte das escolas as aulas iniciaram no mês de março, mas não causarão prejuízos aos alunos, já que em atendimento ao artigo 24 da Lei nº. 9394/96, o Governo do Estado cumprirá a carga horária mínima anual que deve ser de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de aula.

A Seduc auxilia e acompanha o trabalho de todas as unidades escolares, implementando ações que visem a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. “O calendário elaborado pela Seduc não incluiu sábados e feriados na composição dos dias letivos, entretanto, a comunidade escolar que manifestar interesse em antecipar seu término, será orientada, resguardando o cumprimento dos dias letivos garantidos pela legislação vigente”, explica Nádya Dutra, Secretária Adjunta de Ensino.

Manutenção
As ações para melhorar a infraestrutura das escolas também contemplam a manutenção preventiva e corretiva nas escolas estaduais. Até o momento, 190 escolas, em todo o Maranhão, já receberam reparos na cobertura, serviços nas instalações hidráulicas e elétricas, pintura de muros e fachadas.
Fonte: Secap
Texto: Fabiana Akira