8/12/2015 11:05 pm

Oitenta estudantes do Sistema Estadual de Ensino são medalhistas na Obmep 2015

Pela primeira vez estudantes do Sistema Estadual de Ensino conquistaram 80 medalhas, incluído três de ouro, na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). O desempenho histórico dos estudantes maranhenses competição, deve-se ao recorde de inscrições, que atingiu 90% das escolas públicas estaduais, municipais e federais inscritas nesta  edição.   
Esta é a maior participação de alunos da rede estadual em todas as edições da Obmep, que tem como objetivos de estimular e promover o estudo da Matemática entre estudantes das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores e contribuir para a sua valorização profissional.
A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, destacou que a Seduc realizou uma força tarefa para garantir a participação significativa dos estudantes na Obmep.  “A macropolítica de educação da Seduc tem entre seus objetivos formar cidadãos conscientes, que sejam protagonistas de seus conhecimentos e de suas escolhas. Por isso, mais do que medalhas, o Governo está incentivando os estudantes na busca pelo desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento. Este é um momento importante na vida dos nossos estudantes olímpicos e na história da educação do Maranhão”, ressaltou a secretária.
 
“Desde sua criação, há 11 anos, é a primeira vez que o Maranhão consegue atingir pontos expressivos nas premiações. Registramos um incremento de 43% de medalhas de prata nesta edição em relação à média das edições anteriores”, comemorou o professor Roosevelt Oliveira, da superintendência de Ciência e Tecnologia da Seduc.
As três medalhas de ouro foram conquistadas pelos estudantes: Welderson Bruce Le Araújo de Sousa, de Centro Novo do Maranhão; Daniel Silva da Costa, de Balsas; e Ricardo da Costa Sousa, de Alto Alegre do Pindaré.
O secretário adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Willian Dckson, falou da importância do resultado. “Esse desempenho dos estudantes só fora possível pela forma corajosa e determinada que o Governador Flávio Dino e a secretária Áurea Prazeres vêm trabalhando na educação, priorizando a qualidade do ensino e principalmente por valorizar os servidores”, apontou.
Foram premiados com a medalha de prata os estudantes: Sofia Laura Gomes Costa Silva, de Alto Alegre do Pindaré; Kaylanne Rayssa Vieira de Sousa, de Caxias; Matheus Serpa Aragão e Luciano José Boveres Santos, de São Luís; Eduardo Silva Feitosa, Feira Nova do Maranhão, Vitória Amorim Cavalcante, Alto Alegre do Pindaré; e Jeferson Geogy Cavalcante Junior, de Imperatriz. E mais, 70 estudantes medalhistas de bronze.
Os municípios de Centro Novo do Maranhão e Feira Nova do Maranhão receberam premiações pela atuação das secretarias municipais de educação.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e parceria das Secretarias de Educação. O objetivo da Olimpíada, entre outros, é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

 

 

 

Fonte: Seduc
Texto:
Lucivaldo Loppes

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI