Noventa e cinco pessoas que realizaram cursos de corte e costura, depilação, cabelereiro e informática, oferecidos pelo IEMA Vocacional, no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), celebraram, nesta quinta-feira (27), suas qualificações. A solenidade de formatura foi realizada no prédio do CIT, no bairro Fé em Deus.
A ação é fruto da parceria entre a e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) para oportunizar qualificação e geração de renda às pessoas que residem no bairro da Liberdade e adjacências.
Além da certificação, durante o evento, os alunos apresentaram resultados de suas produções nos cursos, e no caso dos cursistas de corte e costura, um desfile de peças produzidas pelos estudantes no ateliê.
“A educação consegue de fato transformar vidas. Fiz questão de participar desse momento lindo e encorajador principalmente para nós, gestores públicos. Vi aqui gente altiva, feliz, com a autoestima elevada e com dignidade, que são dadas pela Educação, é por isso que o governador Carlos Brandão segue priorizando essa política pública que estrutura todas as demais políticas”, declarou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.
“Nesse Centro, localizado no maior Quilombo da América Latina, tivemos a oportunidade de formar homens e mulheres com qualificação em quatro cursos diferentes, em sua maioria mulheres negras e mães solteiras. Isso traz a sensação de que nós, juntamente com a Seduc, conseguimos atingir nosso objetivo, que é formar as mulheres vulneráveis para que possam entrar no mercado formal e também gerar renda com o associativismo e cooperativismo, seguindo a determinação do governador Carlos Brandão”, destacou a secretária de Trabalho e Economia Solidária, Lilia Raquel.
Mariana Tácila realizou um sonho, que foi fazer o curso de depilação. “Sempre quis ser uma depiladora e nunca consegui o curso. Quero seguir como depiladora, trabalhar e ajudar minha filha, era meu sonho. Agradeço muito”, disse, cheia de entusiasmo, a nova depiladora.
Virgínia Conceição Santos Coelho fez o curso de corte e costura. “Já tinha uma ideia do que era costura. Já está dando para ganhar dinheiro. Um curso desse é muito caro, mas é importante e agradeço a oportunidade”, disse.
“Eu estava desempregada e não sabia nem mexer numa máquina, mas sempre quis aprender. Hoje estou realizada, quero começar trabalhando com consertos e ajustes de roupas. Agora sei fazer tudo”, comentou Katiana Avelar, que também concluiu o curso de corte e costura.
“Esses dois meses aqui foram importantes para todos nós. Esse espaço aqui é democrático e da comunidade. Muito obrigado às secretárias Leuzinete e Lílian Raquel pela oportunidade”, agradeceu o diretor do CIT, Aluísio Neto.
28/10/2022
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI