11/12/2015 8:53 pm

Organização, cidadania e democracia marcam as eleições para gestores escolares na regional de Imperatriz

Texto e Fotos: Cida Marconcine

As eleições para gestores escolares nos centros de ensino do Sistema Estadual de Ensino, localizadas na Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz, aconteceu, nesta quinta (10), envolvendo pessoas, entre pais, profissionais da escola e estudantes, em clima de tranquilidade e organização, a exemplo das demais regionais, conforme registros das equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que trabalharam no processo.

“Foi um marco histórico para a gestão educacional do Maranhão, com ampla participação da comunidade escolar, que durante todo o dia, de forma democrática, e com tranquilidade, votou para a escolha de seus gestores escolares”, avaliou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

Na URE de Imperatriz, a gestora regional profª Rosyjane Paula, a diretora Regional de Educação, profª Orleane Santana​, assim como toda a equipe de técnicos estiveram acompanhando de perto a organização eleitoral nas escolas, com todo suporte jurídico necessário para a lisura e transparência do processo, assegurando a obediência ao edital que rege essas eleições.

“Nossas expectativas são as melhores possíveis, pois acreditamos ser esse o desejo da comunidade escolar, em fazer parte da escolha de gestores, através de um processo literalmente democrático”, disse a gestora Rosyjane Paula, que lembra ainda que foram realizados “vários trabalhos de sensibilização nas escolas sobre Gestão Democrática, a fim de que houvesse uma consciência política para o processo eleitoral escolar”.

“É muito gratificante participar desse momento tão esperado em nossos centros de ensino, onde a comunidade se faz presente para escolher seu gestor. Posso ver no semblante dos alunos a satisfação e o entusiasmo por estarem participando de importante decisão”, conta a supervisora pedagógica, profª Leila Lopes Pereira, que acompanhou o processo eleitoral no município de João Lisboa, no CE Rio Amazonas.

“Hoje pela manhã, às oito horas em ponto, abrimos os trabalhos de votação para escolha do gestor escolar no Centro de Ensino União e já tinha pais de alunos na fila pra votar. O processo acontece durante todo o dia na as escolas do Estado. Viva a democracia! Avante!”, declarou emocionado o professor Carlos Leen Santiago.

O estudante Luiz Felipe, da 2ª série do Ensino Médio, do CE Graça Aranha, após votar contou como foi esse momento para ele. “Isso é uma grande democracia, pois escolhemos quem a gente quer para diretor de nossa escola”, disso.

Alanne Cristina, também da 2ª série do Ensino Médio, do CE Graça Aranha, completa afirmando que “as eleições escolares têm uma grande importância, pois mostra que a gente realmente vive numa democracia, pois agora podemos também votar na escola, junto com nossos pais e professores para escolhermos quem queremos para nos representar”, frisou.

Em Porto Franco, no CE Fortunato Moreira Neto, o clima foi de festa cidadã, e a supervisora pedagógica, prof.ª Raimunda Sá, acompanhou tudo de perto. “O processo eleitoral aqui foi bem participativo, com presença marcante de alunos, pais e servidores. Esta foi uma experiência única, pois percebo a satisfação dos eleitores em todos os segmentos. Uma conquista das escolas no Estado do Maranhão”, relata a supervisora.

Já em Senador La Roque, não foi diferente, no CE Salomão Cury Rad, a eleição para gestor escolar aconteceu dentro da normalidade, com envolvimento de todos e acompanhamento da coordenadora pedagógica da UREI, prof.ª Ivetilde Nacimento Delgado Mota.

Encerrado o horário de votação, os votos foram conferidos ainda na escola. Após a apuração, as Atas da Eleição e as respectivas urnas com os votos já contatos, devidamente lacradas, foram entregues para a Comissão Eleitoral Regional, na UREI.

“A organização, a cidadania e a democracia foram as marcas visíveis durante todo o processo eleitoral para a escolha dos gestores escolares nesta Unidade Regional de Educação de Imperatriz. Este foi um exercício pleno e um momento histórico para todos nós, que fazemos educação. A vitória é de todos nós. Parabéns às comissões eleitorais escolares, aos mesários, aos pais que compareceram, aos alunos, aos funcionários e professores, aos técnicos da UREI e a todos que acompanharam, colaboraram e que tiveram compromisso com o processo democrático e, acima de tudo, agradecemos ao Governador Flávio Dino e à secretária Áurea Prazeres, por nos permitir esta conquista: a escolha democrática de nossos gestores escolares”, agradeceu a gestora de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, ao final do processo seletivo na URE de Imperatriz.