“Ser protagonista da nossa história, da nossa vida é algo que vai para a vida toda! A gente começa a ter uma visão de mundo, a ter novas ideias. Eu estou no terceiro ano, tenho várias ideias e quero passar isso para o pessoal que está chegando. É momento de compartilhar, sabe!”. O depoimento é de Isaac Nícolas Lima dos Santos, do terceiro ano do Ensino Médio Integral do Centro ‘Educa Mais’ Mônica Vale, no bairro Vinhais.
Assim como o Isaac, mais de 4 mil estudantes dos 11 Centro de Educação Integral, os chamados ‘Centro Educa Mais’, na capital e em mais cinco cidades do interior, estão vivenciando, até a próxima sexta-feira (28), a ‘Semana do Protagonismo Juvenil’. A ação tem por objetivo envolver os estudantes na formação de ‘Clubes do Protagonismo’, espaços onde os jovens poderão desenvolver competências e habilidades, como a capacidade de liderança, de trabalhar em grupo, de tomar decisões, auto-organização, de compartilhar conhecimento e ideias, entre outras.
A ação é acompanhada por jovens protagonistas de Pernambuco, estado pioneiro na implantação da educação integral no país. “Aqui a gente está introduzindo com os jovens o que a gente aprendeu na nossa vivência sobre protagonismo juvenil no nosso estado. Então, a gente traz pra cá essa ideia do jovem estar centralizado, de ser o agente central de uma mudança social. Porque o jovem protagonista tem isso de tentar mudar com ações a vida de outros jovens”, Adrielle Lima, protagonista de Pernambuco.
Clubes Protagonistas
No Centro de Educação Integral Mônica Vale, os alunos se envolveram na formação dos ‘Clubes Protagonistas’. Até esta quarta-feira (26), já foram formados dez clubes.
Os estudantes Isaac Nícolas e Antônio Vinícius Lopes, adoram desenho desde pequenos. Os dois lideraram a criação do ‘Clube Criative Space’, onde juntamente com colegas vão compartilhar o conhecimento com quem gosta de desenho, mas, ainda não tem habilidade. “O conhecimento que a gente tem de arte e desenho, a gente quer repassar para nossos amigos, e colegas das outras salas. É um espaço onde a gente vai estar trabalhando a cultura do desenho, da arte”, disse Vinícius.
Elaynne Iris Alves e Ruan Felipe Araújo Soares se juntaram a outros colegas para criar o ‘Clube da Música’, e assim vão poder ensinar aos outros estudantes que desejarem, os conhecimentos que têm nessa área. “Está sendo uma ótima oportunidade, algo novo, produtivo. A gente poder passar o que a gente aprendeu para alguém que sabe menos que a gente, é algo grandioso. Eu espero muito da Educação em Tempo integral”, pontuou Elaynne.
“A gente se sente útil. E tudo o que eu espero é que eles aprendam, absorvam o conhecimento. Acho que a gente vai descobrir muitas coisas juntos”, disse Ruan.
Já o “Clube de Estudos” que foi batizado de ‘Clube Nota 10’ vai reunir vários estudantes protagonistas que têm mais habilidades em determinados componentes curriculares como: Matemática, Língua Portuguesa, Física, entre outros, para ajudar os alunos que tenham dificuldade. A ideia é fazer todo mundo se interessar pelos estudos. “Aqueles que têm mais afinidade com uma matéria vão poder ensinar os outros que têm menos. Cada um vai ser protagonista. É isso que queremos passar para que todo mundo cresça”, disse Wesley Cristian dos Santos e Silva, presidente do Clube Nota 10.
As amigas Rafaela Silva e Iris Sousa querem comunicar e se comunicar com a escola. Por isso criaram o “Clube do Jornal – Nucom M.M.V.”. “A proposta é ter um clube de interação na escola, que o clube possa transmitir as informações de interesse dos alunos, da escola. Por exemplo, tem notícia sobre o Enem, o Nucom M.M.V. vai e publica, tira dúvidas, informa. Acho que vai ser bacana”, disse Iris.
“O que a gente vê que aos poucos a transformação vai acontecendo na escola, entre os alunos. A Educação Integral já me ajudou a escolher o meu projeto de futuro: eu quero ser jornalista”, explicou Rafaela, que está no 1º ano.
Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação
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