11/07/2016 1:49 pm

Ouvidoria como instrumento de mudança e controle social é tema de palestra

 

Secretário Felipe Camarão destaca papel da ouvidoria na atual gestão do Governo do Maranhão

Secretário Felipe Camarão destaca papel da ouvidoria na atual gestão do Governo do Maranhão

Discutir a importância da Ouvidoria nesse processo de transparência das ações do Governo, destacando o seu papel fundamental como um canal de diálogo entre o cidadão e a administração pública. Este foi um dos objetivos da palestra proferida pelo Ouvidor Geral do Estado, Marcos Caminha, na sexta-feira (08), no auditório da Secretária de Estado da Educação (Seduc).

A palestra faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Seduc, que visam dar mais celeridade no fornecimento de informações à comunidade escolar e ao público em geral e, ao mesmo tempo, fortalecer a relação entre a instituição e o cidadão.

Participaram da palestra gestores de unidades da Seduc, servidores que atuam diretamente na ouvidoria da secretaria e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. “As ouvidorias têm um papel fundamental de efetivação deste novo momento da gestão pública no Maranhão. Uma gestão que está voltada para a total transparência das ações do governo e as atividades de ouvidoria, são essenciais no fortalecimento dessa relação entre o Estado e o cidadão. As manifestações decorrentes do exercício da cidadania provocam a melhoria dos serviços ofertados pela Seduc,” destacou.

Para a Ouvidora da Seduc, Samira Simas de Sousa, as palestras direcionadas aos servidores são ferramentas importantes, no sentido de fortalecer o papel da Ouvidoria na instituição.  “Esta é uma iniciativa da atual com objetivo de disseminar a política de transparência dentro da Casa, junto aos servidores. E o retorno, com certeza, será muito positivo porque aqui estamos discutindo os sistemas que nós trabalhamos e a importância do feedback destes gestores para a ouvidora a fim de termos maior transparência no processo de atendimento ao cidadão,” realçou.

Outro objetivo de eventos como esse, é detectar os problemas e apontar caminhos para que as ouvidorias consigam ser mais céleres, e cada vez mais eficientes, em seu papel de aproximar o Estado da sociedade.

Ouvidor Geral, Marcos Caminha, durante a palestra a servidores da Seduc

Ouvidor Geral, Marcos Caminha, durante a palestra a servidores da Seduc

Na palestra, o Ouvidor Geral destacou a importância de fortalecer as atividades internas da Ouvidoria, como forma de ampliar e melhorar o diálogo com o público atendido pela Seduc, (professores, alunos, pais e servidores da educação em geral), e, consequentemente, contribuir para a melhoria dos índices educacionais do Maranhão.

De acordo com o Ouvidor Geral, hoje, o Maranhão tem nota máxima no ranking nacional de Avaliação de Transparência, do Ministério da Transparência. “Isso acontece exatamente porque todas as ouvidorias, sob a coordenação da Ouvidoria Geral, conseguiram se organizar de forma que, quando os pedidos de acesso à informação chegam, o cidadão tem acesso à de forma célere e objetiva,” realçou Marcos Caminha.

Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI