Discutir a importância da Ouvidoria nesse processo de transparência das ações do Governo, destacando o seu papel fundamental como um canal de diálogo entre o cidadão e a administração pública. Este foi um dos objetivos da palestra proferida pelo Ouvidor Geral do Estado, Marcos Caminha, na sexta-feira (08), no auditório da Secretária de Estado da Educação (Seduc).
A palestra faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Seduc, que visam dar mais celeridade no fornecimento de informações à comunidade escolar e ao público em geral e, ao mesmo tempo, fortalecer a relação entre a instituição e o cidadão.
Participaram da palestra gestores de unidades da Seduc, servidores que atuam diretamente na ouvidoria da secretaria e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. “As ouvidorias têm um papel fundamental de efetivação deste novo momento da gestão pública no Maranhão. Uma gestão que está voltada para a total transparência das ações do governo e as atividades de ouvidoria, são essenciais no fortalecimento dessa relação entre o Estado e o cidadão. As manifestações decorrentes do exercício da cidadania provocam a melhoria dos serviços ofertados pela Seduc,” destacou.
Para a Ouvidora da Seduc, Samira Simas de Sousa, as palestras direcionadas aos servidores são ferramentas importantes, no sentido de fortalecer o papel da Ouvidoria na instituição. “Esta é uma iniciativa da atual com objetivo de disseminar a política de transparência dentro da Casa, junto aos servidores. E o retorno, com certeza, será muito positivo porque aqui estamos discutindo os sistemas que nós trabalhamos e a importância do feedback destes gestores para a ouvidora a fim de termos maior transparência no processo de atendimento ao cidadão,” realçou.
Outro objetivo de eventos como esse, é detectar os problemas e apontar caminhos para que as ouvidorias consigam ser mais céleres, e cada vez mais eficientes, em seu papel de aproximar o Estado da sociedade.
Na palestra, o Ouvidor Geral destacou a importância de fortalecer as atividades internas da Ouvidoria, como forma de ampliar e melhorar o diálogo com o público atendido pela Seduc, (professores, alunos, pais e servidores da educação em geral), e, consequentemente, contribuir para a melhoria dos índices educacionais do Maranhão.
De acordo com o Ouvidor Geral, hoje, o Maranhão tem nota máxima no ranking nacional de Avaliação de Transparência, do Ministério da Transparência. “Isso acontece exatamente porque todas as ouvidorias, sob a coordenação da Ouvidoria Geral, conseguiram se organizar de forma que, quando os pedidos de acesso à informação chegam, o cidadão tem acesso à de forma célere e objetiva,” realçou Marcos Caminha.
Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação
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