27/01/2023 4:27 pm

Pacto pela Aprendizagem alcançou milhares de profissionais em ações formativas em 2022

Encontro Formativo presencial do Pacto pela Aprendizagem, em São Luís

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apontou que 24,5 mil profissionais da Educação Infantil e outros 21,5 mil profissionais que atuam com alfabetização no Ensino Fundamental participaram das ações formativas ofertadas no Pacto pela Aprendizagem, em 2022, envolvendo 216 municípios maranhenses.

O Pacto pela Aprendizagem faz parte do Regime de Colaboração entre o Estado e os municípios, no âmbito da Seduc, com dois eixos de trabalho: Educação Infantil e Alfabetização e com a parceria de entidades e instituições que apoiam a iniciativa.

“O Governo Carlos Brandão tem reafirmado o seu compromisso para garantir o direito à educação com qualidade a todos, e isso passa pela formação continuada dos profissionais da educação e apoio aos municípios. O balanço positivo das ações do pacto, em 2022, mostra que o governo está no caminho certo”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

Segundo o balanço, as ações formativas do Pacto alcançaram 24.558 profissionais da educação de 4.867 instituições de educação que trabalham com essa etapa de ensino nas redes do território maranhense. Já no eixo Alfabetização, as formações chegaram a 21.505 profissionais de 4.800 instituições de Ensino Fundamental.

Webinários

A formação continuada é uma agenda permanente do Pacto pela Aprendizagem e um dos pontos fortes da relação com os municípios. Em 2022, também foram realizados diversos webinários formativos, com mais de 300 mil visualizações no canal da Secretaria de Educação no YouTube.

O fluxo formativo ocorre em dois níveis: Ciclo Formativo Estadual e Ciclo Formativo Municipal, envolvendo as equipes de Articuladores Pedagógicos Regionais (APRs), que atuam no processo de formação das equipes municipais; e Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs) que atuam no processo de formação continuada dos professores, coordenadores e gestores da educação infantil e anos iniciais que atuam no ciclo de alfabetização.

As ações permanentes promovidas nas formações são compostas por encontros formativos, grupos de estudo, reuniões técnicas e de elaboração de pautas formativas com os APRS e APMs para os módulos dos ciclos Estaduais e Municipais. Além dessas estratégias, é disponibilizada ainda a Curadoria de Materiais Didáticos estruturados de apoio para estudos, dentre outras atividades.

Seama

Além das formações, o governo do Maranhão instituiu o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) para o acompanhamento das escolas e seus indicadores, por meio da realização de avaliação censitária dos estudantes do Ensino Fundamental, com a participação de alunos do 2º, 5º e 9º ano e; da 3ª série do Ensino Médio. Em 2022, o Seama foi aplicado para todas as redes municipais de ensino.

Fonte: Seduc
Foto: Antônio Martins
27/01/2023

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI