2/07/2016 12:42 pm

Pais escolhem representantes para Comissão Organizadora do Processo Eleitoral de Gestor Escolar

Foto 1_Divulgação_Seduc_01072017 - Pais escolhem representantes para a comissão que organizará Processo Eleitoral de Gestor Escolar

Secretária adjunta de Educação, Rosyjane Paula, destacou compromisso do governo com a gestão democrática

Pais de estudantes matriculados no Sistema Estadual de Ensino escolheram, nesta sexta-feira (1º), seus representantes para compor a Comissão Estadual do Processo Seletivo para a função de Gestor Escolar 2016. A assembléia, organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no auditório do Liceu Maranhense, contou com a presença de pais e responsáveis, além de membros do Colegiado Escolar das unidades da rede.

Foto 2_Divulgação_Seduc_01072017 - Pais escolhem representantes para a comissão que organizará Processo Eleitoral de Gestor Escolar

Leudes Pinheiro Lira, mãe de estudante, fala do papel dos pais na gestão escolar

Ao todo, 10 pais se candidataram à vaga e às duas suplências, dentre eles Lília Miranda, mãe de aluno do Cintra. “Fico feliz pelo Estado estar honrando a Constituição, garantindo a participação democrática dos pais na eleição e nos motivando a estar na escola”, ressaltou.

Leudes Pinheiro Lira, mãe de estudante do Centro de Ensino Joaquim Gomes, reforçou o papel dos pais na educação escolar dos filhos. “Os pais devem participar das questões da escola, incentivando os professores e conversando com os gestores. Tudo isso para garantir uma formação digna para os nossos filhos”, disse.

Representando o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, a adjunta de gestão das Unidades Regionais de Educação, Rosyjane Paula, destacou que o Governo do Maranhão vem pautando sua gestão no diálogo e na participação democrática na educação. “A eleição para gestor escolar foi uma conquista para a gestão educacional democrática. O desejo do governador Flávio Dino e do secretário Felipe Camarão é garantir, neste ano, uma participação ainda maior de todos os segmentos da escola no processo de escolha”, enfatizou.

Foto 3_Divulgação_Seduc_01072017 - Pais escolhem representantes para a comissão que organizará Processo Eleitoral de Gestor Escolar

Ana Cláudia Silva, Ênio Freitas e Lilian Miranda de Souza foram eleitos para compor a comissão

O Governo do Maranhão regulamentou o processo democrático para escolha de gestor escolar nas unidades da rede estadual e realizou, no ano passado, a primeira eleição em 455 escolas, envolvendo mais de 400 mil eleitores (pais, estudantes e professores). Neste ano, o Governo do Maranhão realizará novo processo nas unidades onde não houve quórum, candidatos não habilitados ou sem chapas. A consulta está prevista para a primeira quinzena de dezembro.

Fotos/Lauro Vasconcelos

2/07/2016 12:42 pm