Com o intuito de oferecer apoio diferenciado a estudantes da Rede Estadual na Região Tocantina, visando ao seu bem-estar emocional e espiritual, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz firmou parceria com a Capelania Militarizada Voluntária, (UNICIM). As tratativas foram realizadas no início de abril.
“Essa é uma iniciativa muito importante, pois muitos jovens passam por problemas emocionais e espirituais e precisam de um apoio mais completo. Com a parceria entre a URE e a Capelania Militarizada Voluntária, poderemos oferecer um suporte mais completo aos nossos alunos, o que pode fazer toda a diferença no seu desempenho escolar”, destacou a gestora da URE de Imperatriz, Profa. Dra. Orleane Santana.
A Capelania é composta por mais de 200 capelães, dentre eles psicólogos, professores, assistentes sociais, pedagogos, pastores, psicanalistas, teatrólogo, músicos, e demais profissionais, que oferecerão serviços como aconselhamento espiritual, orientação psicológica, palestras motivacionais, entre outros.
De acordo com o comandante da Capelania Militarizada, Pastor Paulo Sérgio Macedo, a iniciativa surgiu da preocupação com o número crescente de casos violência nas escolas e o crescimento de casos de depressão, ansiedade e outros transtornos emocionais entre jovens e adolescentes. Para ele, a escola é um ambiente propício para oferecer este tipo de apoio, já que é um local de convívio social e aprendizado.
“A nossa equipe está empenhada em prestar um serviço de qualidade aos alunos da rede pública de ensino e ajudar a melhorar a qualidade de vida dos estudantes e, consequentemente, o seu desempenho escolar”, ressaltou o comandante.
Encaminhamentos da ação
Durante a reunião, foram discutidas formas de implementar os serviços nas escolas da região, visando oferecer um apoio mais completo aos alunos em suas necessidades emocionais e espirituais.
A parceria URE e Capelania Militarizada Voluntária do Maranhão é uma uma importante iniciativa pela saúde emocional e espiritual dos estudantes da rede estadual de ensino. Com a união de esforços entre essas organizações, será possível oferecer um suporte mais completo aos jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Fonte: Seduc
Texto: Carlos Leen
02/05/2023
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI