13/09/2016 7:23 pm

Parlamentares elogiam crescimento do Maranhão no IDEB e ações do Governo do Estado em prol da Educação

Durante sessão plenária realizada na tarde de segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa do Maranhão, os deputados estaduais Bira do Pindaré (PSB), Rogério Cafeteira (PSB) e Professor Marco Aurélio (PCdoB) parabenizaram o governo do estado pelo avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Segundo resultado, liberado pelo Ministério da Educação na última quinta-feira (8), o Maranhão apresentou o segundo maior crescimento entre todos os estados da federação, atrás apenas de Pernambuco.

O Ideb é composto por indicadores educacionais que medem o desempenho dos estados e municípios com base no resultado da prova Brasil (aplicada na 4ª a 8ª série do Ensino Fundamental nas escolas de ensino médio de todo o Brasil) e do SAEB (Sistema Nacional de Educação Básica – aplicado em uma amostra de escolas do Ensino Médio).

De acordo com o deputado Marco Aurélio, o resultado mostrou uma evolução de 2,8 para 3,1 pontos desde o último ciclo de medição. O Ideb é levantado a cada dois anos, com resultados de escolas estaduais, particulares e federais. “O Maranhão sempre figurou entre os últimos no índice do IDEB, porém, com o mesmo material humano, os mesmos professores, a mesma equipe, mas com uma visão diferenciada implantada pelo governo, conseguimos demonstrar um avanço em um período de apenas um ciclo”, afirmou Marco Aurélio, lembrando que o governo tem feito um investimento maciço na melhoria da infraestrutura e na qualificação dos profissionais que compõem a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Rogério Cafeteira, garantiu que espera uma evolução ainda maior nos próximos anos. “Não tenho a menor dúvida que nas próximas medições iremos apresentar crescimentos ainda melhores como resultado dos investimentos que continuam sendo feitos pelo nosso governador”, afirmou o deputado Cafeteira.

Segundo o deputado Bira do Pindaré as ações realizadas pelo governo, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), estão beneficiando milhares de jovens maranhenses em pouco menos de dois anos e são fundamentais para este resultado. “Devemos ressaltar o grande trabalho realizado pelo governo através de programas como o ‘Escola Digna’, o ‘Cidadão do Mundo’, a criação do Iema, os Núcleos de Educação Integral, além da reestruturação que vem sendo feita em toda a rede estadual. Ações como as citadas certamente devem equiparar o Maranhão com nossos estados vizinhos nos próximos anos”, projetou o parlamentar.

Apesar de ainda não ter atingido a meta estabelecida pelo Ministério (3,3), por meio de ações pontuais realizadas pelo Governo do Maranhão, a educação maranhense começa a demonstrar um alicerce, que deve consolidar o crescimento educacional maranhense nos próximos ciclos.

Fonte: Secap

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI