6/06/2016 9:40 pm

Participação popular garante reconstrução de escolas no Maranhão

Centro de Ensino Alves Cardoso foi entregue à comunidade escolar de São Mateus

Marca da gestão desenvolvida pelo governador Flávio Dino, a participação popular orientou as obras de reconstrução e vistoria das escolas estaduais entregues, simultaneamente, em 16 cidades maranhenses durante os dias 3, 4 e 5 deste mês. Das 30 escolas entregues e vistoriadas, onze delas foram definidas a partir das demandas apresentadas pelos maranhenses nas Escutas Territoriais do Orçamento Participativo de 2015, cujas obras tiveram o compromisso de execução para 2016.

As onze escolas elencadas pela população como prioridade no processo de reconstrução estão localizadas nos municípios de São Mateus, Imperatriz, Porto Franco, Balsas, Riachão, Tutóia e Belágua. Com as obras executadas pelo Governo do Estado, as unidades ganharam telhados e pisos recuperados, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, pintura das paredes, instalações de ar condicionado nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, troca de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica, e, em algumas unidades, adequação dos espaços de lazer, além de reforma das quadras.

Foto 2 - Divulgacao - Participação popular garante reconstrução de escolas no Maranhão (2)

Centro de Ensino Alves Cardoso foi entregue à comunidade escolar de São Mateus

O governador Flávio Dino destacou a importância das ações desenvolvidas com o trabalho articulado pelas Secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Educação (Seduc). “Nós trabalhamos para tornar a escola atrativa para os alunos e também para valorizar os professores. Assim, valorizamos as crianças e jovens no presente e não só pensando no futuro”, explicou o governador.

Escutas Territoriais

Com ampla participação popular, as escutas territoriais reuniram mais de três mil pessoas em 15 territórios e coletaram as propostas da população acerca dos investimentos nos serviços e políticas públicas prioritárias em cada região. O processo foi semelhante ao utilizado para a construção do programa de governo sobre o modelo de desenvolvimento para o Maranhão com foco na inclusão social, que foi realizado em mais de 100 cidades em todas as regiões do estado.

Em Tutóia, estudantes realizaram apresentações culturais durante entrega da Unidade Integrada Henrique Rocha

Reconstrução de escolas

Em Tutóia, um dos municípios incluídos a partir das Escutas Territoriais, a gestora educacional Leodenes Dahmer, que participou da entrega da escola Henrique Rocha, destacou que esta é a primeira reforma que a unidade recebe desde sua fundação, em 1987. “Agradecemos o governador Flávio Dino. Essa reconstrução vai aumentar a autoestima dos alunos e professores”, declarou.

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, que esteve em Belágua, falou sobre o propósito do Governo nesta ampla ação de entrega de escolas reconstruídas e vistoriadas. “Viemos não só entregar escolas, mas também verificar problemas e buscar meios de solucioná-los. Há neste governo uma inversão do modelo vigente até então no estado: o governador Flávio Dino prioriza os municípios que mais precisam”, afirmou.

Fonte: Secap
Texto: Tony Maciel