3/06/2016 5:22 pm

Participação popular garante reconstrução de escolas no Maranhão

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhipop), Francisco Gonçalves, que esteve em Belágua. Foto: Divulgação

A entrega e vistoria de escolas estaduais reconstruídas, realizadas simultaneamente em 16 municípios nesta sexta-feira (3) e sábado (4), estão sendo marcadas pela participação popular na gestão do governador Flávio Dino. Das 30 unidades, 11 fazem parte das demandas prioritárias da população maranhense e foram coletadas nas Escutas Territoriais do Orçamento Participativo de 2015, as quais tinham compromisso de realização em 2016.

Governador Flávio Dino entrega Centro de Ensino América Central em Morros. Foto: Gilson Teixeira / Secap

“Trabalhamos para tornar a escola atrativa para os alunos e valorizar os professores. Valorizamos as crianças e jovens no presente e não só pensando no futuro”, afirmou o governador.

As 11 escolas estão nos municípios de São Mateus, Imperatriz, Porto Franco, Balsas, Riachão, Tutóia e Belágua. Com as reformas, executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as unidades ganharam: telhados e pisos recuperados, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, pintura das paredes, instalações de ar condicionados nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, troca de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica, e, em algumas unidades, nova adequação dos espaços de lazer, além de reforma das quadras.

Escutas Territoriais

Comunidade durante entrega de escola reconstruída em Belágua

Com ampla participação popular, as escutas territoriais reuniram mais de três mil pessoas em 15 territórios e coletaram as propostas da população acerca dos investimentos nos serviços e políticas públicas prioritárias em cada região. O processo foi semelhante ao utilizado pelo governador Flávio Dino para a construção do Programa de Governo, quando ele percorreu mais de 100 municípios em todas as regiões do estado.

Naquela oportunidade, o objetivo era realizar encontros nas cidades para discutir um novo modelo de desenvolvimento para o Maranhão, que inclusão social. Ao lado de lideranças sociais, foram compartilhadas experiências para a construção de um projeto de desenvolvimento capaz de superar os problemas socioeconômicos do Maranhão.

Reconstrução de Escolas

Em Tutóia, um dos municípios incluídos a partir das escutas, a gestora educacional Leodenes Dahmer, que participou da inauguração da escola Henrique Rocha destacou que esta é a primeira reforma que a unidade recebe desde sua fundação, em 1987. “Agradecemos o governador Flávio Dino. Ontem sonho, hoje realidade! Essa reconstrução vai aumentar a autoestima dos alunos e professores”, disse a educadora.

Já o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhipop), Francisco Gonçalves, que esteve em Belágua, falou sobre o propósito do Governo do Maranhão nesta ampla ação de inauguração e vistoria. “Viemos não só entregar escolas, mas também verificar problemas e buscar meios de solucioná-los. Há neste governo uma inversão do modelo vigente até então no estado: o governo Flávio Dino priorizará os municípios que mais precisam”, finalizou.

Nesta primeira etapa, serão 30 centros de ensino reconstruídos, que beneficiarão aproximadamente 19 mil estudantes do Sistema Estadual de Ensino serão beneficiados em 16 municípios maranhenses.

No programa Escola Digna, o Governo do Maranhão está investindo na reforma de mais de 60 escolas da rede estadual de ensino, em todas as regiões do estado. Ao todo, serão beneficiados mais de 40 mil alunos em 36 municípios. Os investimentos somam mais de R$ 90 milhões.

Secretário Francisco Gonçalves em diálogo com a população de Belágua

3/06/2016 5:22 pm