26/07/2017 3:03 pm

Participantes do Jovem Embaixador 2016/2017 relatam experiências enriquecedoras

????????????????????????????????????

Participantes do Jovem Embaixador 2016/2017 relatam experiências enriquecedoras

“Mostrar para o jovem que ele é capaz de fazer o que sonha e ajudá-lo a ver o mundo gigantesco e cheio de oportunidades como ‘realmente é’, são as grandes apostas do Programa”. Foram com essas palavras que o estudante Felipe Laurêncio de Freitas Alves descreveu as experiências vividas após ter participado da edição 2016/2017 do Jovem Embaixador, iniciativa destinada a jovens de 15 a 18 anos de idade, que cursam o Ensino Médio na rede pública maranhense.

Além de Felipe, outros dois jovens, Francisco Benedito da Silva Serra e Beatriz Martins de Sousa, puderam compartilhar o que viveram durante um encontro com o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão, realizado nessa terça-feira (25), na sede da Secretaria. O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas.

No fim do ano passado, dos cinco estudantes maranhenses que chegaram à fase final do programa, Felipe, que agora é estudante de Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e outro maranhense, Luís Eduardo Carvalho, que estuda no Instituto Federal do Piauí (IFPI), foram selecionados para uma jornada de três semanas nos EUA. E junto com outros 48 estudantes brasileiros e de todos os países americanos, vivenciarem no período de 13 de janeiro à 04 de fevereiro deste ano, a mais enriquecedora experiência de suas vidas.

unnamed-1-18

Participantes do Jovem Embaixador 2016/2017 relatam experiências enriquecedoras

Os jovens embaixadores participaram de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes comunitários, visitaram escolas e projetos sociais de voluntariado, trocaram experiências culturais, aprofundaram o conhecimento sobre a língua inglesa. “O Programa que abriu horizontes na minha vida e na vida de tantas pessoas que só precisavam de um ’empurrãozinho’ para acreditar que tudo é possível”, destacou Felipe Laurêncio.

Para o estudante Francisco Benedito, a experiência internacional é a prova de que o jovem pode escolher fazer um futuro melhor, de forma beneficie não apenas ele, mas todos a sua volta. “O legado da imersão é saber que nós podemos continuar sonhando, podemos acreditar num futuro maior, podemos acreditar no voluntariado, acreditar na força de cada jovem e, assim, tentar o programa de novo no ano que vem, e tentar ser melhor como pessoa”, destacou.

Outra estudante assistida foi Beatriz Martins, que observou ter sido “muito importante fazer essa imersão na língua americana”. Ela também mencionou ainda ter sido alutar “encontrar pessoas de todo o país, que, como eu, são apaixonadas pelo trabalho voluntário, que acreditam que o jovem pode deixar um legado, uma marca e transformar a comunidade onde ele vive”, pontuou.

Tanto Francisco, como Beatriz, acabaram de voltar de Brasília, onde no período de 07 a 14 de julho participaram da “English Immersion USA” – uma semana intercâmbio de idioma, cultura e conhecimento, promovido pela Missão Diplomática dos Estados Unidos, para os finalistas do Jovem Embaixador, que não atingiram a pontuação máxima para o intercâmbio nos Estados Unidos. Durante uma semana, eles conviveram com outros 117 estudantes de todo o Brasil, onde participaram de aulas de conversação, história, geografia, esportes, culinária e cultura americana e brasileira.

O encontro com o secretário Felipe Camarão contou, ainda, com as presenças do subsecretário Danilo Oliveira, de técnicas da Seduc que trabalham com ações voltadas para a juventude, e o professor Augusto Pellegrine, representando o ICBEU, parceiro na aplicação dos testes de conhecimento de Língua Inglesa para os alunos.

“Esse programa é muito importante e precisa ser incentivado, porque ele resgata o potencial, a autoestima que muitas vezes esses jovens não têm noção que têm. E faz com que tenham autoconfiança e abre um horizonte muito grande na vida deles. E nós, do ICBEU, nos sentimos felizes em sermos parceiros nesse programa”, enfatizou Pellegrine.

Para o secretário Felipe Camarão, o desejo do Governo do Maranhão é é oportunizar a jovens de escolas públicas outras possibilidades que os levem a serem protagonistas, sendo agentes de transformação no lugar em que estiverem. “O que o Governo do Maranhão deseja, quando apoia a participação dos nossos alunos em programas como o Jovem Embaixador e quando cria o programa Cidadão do Mundo, é oportunizar a jovens de escolas públicas outras possibilidades que os levem a serem protagonistas, que os levem a ter uma visão ampliada do mundo e a mudar a vida deles próprios e das comunidades onde estão inseridos, do nosso estado e, quem sabe, do nosso país”, disse.

Jovem Embaixador 2018

Este ano o programa Jovem Embaixador completa 15 anos. E, mais uma vez, se organiza para levar jovens brasileiros para protagonizarem um intercâmbio de experiências educacionais, culturais, de voluntariado e de vida, durante três semanas nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de agosto (quarta-feira), pelo endereço eletrônico: www.jovensembaixadores.org.

A 12 dias para o fim do prazo, o número de inscritos já chega a 250, quase 100% a mais do que no passado, quando 137 estudantes se inscreveram. “A nossa meta é triplicar a participação dos nossos jovens nessa edição. Esse ano nós publicizamos as inscrições por meio das escutas estudantis e com os grêmios estudantis. Esse número de inscritos já é resultado desse trabalho, e nós esperamos chegar a pelo menos 350 inscritos”, disse Renata Martins Costa, Supervisora de Políticas Educacionais para a Juventude (Supejuv), da Seduc.

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI