27/07/2021 5:14 pm

Perguntas Frequentes – Volta às aulas

A paralisação das aulas presenciais afetou todo o país e como consequência houve:
• Aumento dos déficits de aprendizagem;
• Ampliação das taxas de abandono escolar;
• Maior exposição das crianças e dos jovens à violência e exploração;
• Crescimento da insegurança alimentar e nutricional;
• Aumento do trabalho infantil; entre outros impactos negativos.

O retorno ocorrerá no formato presencial. Entretanto, fica facultada aos responsáveis legais dos estudantes, que pertençam aos grupos mais vulneráveis e aos demais estudantes, em situações específicas, como existência de comorbidade entre os membros da família ou outras situações particulares, a opção pela permanência em atividade não presencial, mediante compromisso pelo cumprimento das atividades e avaliações definidas por cada unidade de ensino.

Sim, todas as unidades de ensino, respeitando os protocolos de biossegurança.
As escolas que se encontram em reforma atualmente permanecerão com o ensino remoto, até que a obra no prédio escolar esteja concluída.
Cada escola contará com insumos de biossegurança, como termômetro infravermelho para aferição da temperatura; Máscaras para serem distribuídas aos estudantes; Itens de higiene (álcool e sabão) para assepsia das mãos. Além disso, será mantido o distanciamento nas salas de aula e demais espaços de uso coletivo.
• Lembre-se – continuam sendo OBRIGATÓRIOS: o uso de máscaras e o distanciamento.
Todas as escolas da rede estadual seguirão as orientações pedagógicas e de gestão para o ano letivo 2022
Apenas os estudantes e professores com deficiência ou comorbidades comprovadas por laudos médicos, apresentados à gestão escolar, poderão permanecer com aulas/atividades 100% remotas. Os demais terão que retornar às escolas.
Em caso de confirmação do aumento de casos, que exija medidas restritivas, as autoridades sanitárias farão as orientações devidas – que serão adotadas pela escola. Neste caso a unidade escolar poderá retornar às atividades não presenciais pelo tempo necessário.
O estabelecimento de ensino deverá providenciar e garantir o imediato afastamento para isolamento domiciliar por 10 (dez) dias após o primeiro dia de doença ou de um teste rápido antigênico positivo ou de um exame RT PCR detectável para SARS-CoV-2, ou a partir do surgimento dos sintomas, dos alunos, professores ou funcionários que: apresentem sintomas da síndrome gripal; comprovem residência com caso confirmado de COVID-19 e/ou; ou que tiverem um teste rápido antigênico positivo ou um exame RT PCR detectável para SARS-CoV-2; caso haja um caso suspeito ou confirmado de COVID-19 numa turma, as aulas daquela turma devem ser suspensas durante 07 (sete) dias. Caso haja mais de um caso confirmado de COVID-19 simultaneamente em 05 (cinco) turmas da escola/prédio, as aulas de todas as turmas da escola/prédio devem ser suspensas durante 07 (sete) dias.
O estabelecimento de ensino deverá providenciar e garantir o imediato afastamento para isolamento domiciliar por 10 (dez) dias após o primeiro dia de doença ou de um teste rápido antigênico positivo ou de um exame RT PCR detectável para SARS-CoV-2, ou a partir do surgimento dos sintomas, dos alunos, professores ou funcionários que: apresentem sintomas da síndrome gripal; comprovem residência com caso confirmado de COVID-19 e/ou; ou que tiverem um teste rápido antigênico positivo ou um exame RT PCR detectável para SARS-CoV-2; caso haja um caso suspeito ou confirmado de COVID-19 numa turma, as aulas daquela turma devem ser suspensas durante 07 (sete) dias. Caso haja mais de um caso confirmado de COVID-19 simultaneamente em 05 (cinco) turmas da escola/prédio, as aulas de todas as turmas da escola/prédio devem ser suspensas durante 07 (sete) dias.
Os estudantes terão acesso a diversos recursos pedagógicos para acompanhar as aulas, caso não possam retornar à sala de aula presencial, tais como:
I – Plataforma Gonçalves Dias: contém materiais pedagógicos, como videoaulas de todos os conteúdos do currículo do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, apostilas, roteiros de estudos, entre outros materiais para impressão.
II – TV Educação com transmissão em canal de TV Aberta, de acordo com o sinal disponível em sua região: videoaulas de todos os componentes curriculares. Grade semanal de acordo com a matriz curricular do Ensino Médio, além de transmissão simultânea do sinal na Plataforma Gonçalves Dias, para atender estudantes dos municípios em que o sinal da TV não chega.
III – Podcasts “Fiquem em casa aprendendo”: no Spotify, com audioaulas dos principais conteúdos de todos os componentes curriculares;

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