16/08/2016 9:09 pm

Prazo para envio de redações do Programa Jovem Senador encerra sexta-feira

Escolas da rede estadual de ensino devem enviar, até sexta-feira (19), às Unidades Regionais de Educação (UREs), as redações selecionadas para participar do Programa Projeto Jovem Senador 2016 – 9º Concurso de Redação do Senado Federal, com o tema ‘Esporte: educação e inclusão’.

Para inscrever a redação de seu aluno no Programa, a escola deve enviar a redação manuscrita na folha do concurso, especialmente desenvolvida para a 9ª edição, e a ficha de inscrição, distribuídas nas escolas aptas a participar do concurso e também disponibilizadas às UREs. Também devem ser enviadas cópias do RG e CPF do aluno, do professor e do responsável legal.

A URE, por sua vez, selecionará os três melhores textos e encaminhará para: Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais, Supervisão de Políticas Educacionais para Juventudes, Coordenação do Programa Jovem Senador, na Rua Edmundo Calheiros, nº 05, Qd 45 – São Francisco, CEP 65076-390, São Luís.

Os textos serão analisados por uma comissão formada por especialistas da equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A comissão seleciona as três melhores redações que serão encaminhadas para a comissão julgadora em Brasília. Na etapa nacional, uma comissão julgadora é formada para selecionar a melhor redação de cada estado.

Os autores das 27 melhores redações do país são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa da Secretaria de Relações Públicas e da Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

O objetivo é proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

Podem participar do programa alunos regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade até 19 anos, completos até o dia 23 de setembro de 2016. As escolas da rede devem promover um concurso interno de redação.

O Maranhão no Jovem Senador

No ano passado, o Maranhão teve uma excelente participação no Programa Jovem Senador, com Cindyneia Ramos Cantanhêde, na época estudante do 3º ano do C.E. Liceu Maranhense. Ela, além de representar o estado, foi eleita a presidente da mesa diretora e teve o projeto de lei aprovado.

A estudante que, em seguida, representou o Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), onde vivenciou as simulações de situações de grande porte de competência da ONU, manda uma orientação para os estudantes da rede pública. “Eu gostaria muito que, através das experiências que eu tive, outros alunos possam se sentir motivados a oportunizar isso. Vim de uma situação social, financeira e acadêmica, que muitos deles vieram. Então, se eu alcancei essas coisas, por que vocês não alcançariam?”, enfatiza.

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI