10/06/2016 7:06 pm

Prefeitos elogiam plano de reestruturação física da rede estadual de ensino do Maranhão

Escolas estaduais estão sendo reestruturadas e reequipadas para melhor atender a comunidade escolar.

A educação é o que impulsiona o desenvolvimento de um povo. Por conta disso, o Governo do Maranhão tem investido no maior programa de reestruturação da rede física escolar da história do Estado, que prevê, ao todo, a reestruturação de mais de 60 unidades da rede estadual de ensino, que irão atender cerca de 40 mil estudantes em 36 cidades. Os investimentos somam mais de R$ 90 milhões. O programa foi destacado e elogiado pelos gestores municipais, que pontuaram a dimensão do programa.

“O governo Flávio Dino chegou para mudar a história do Maranhão. Em sua primeira visita a São Mateus, viu que nossas escolas estavam sucateadas e resolveu o problema. Não foram simples reformas, foram reconstruções que resultaram em novas escolas. E é de maneira grande que ele está pensando a educação, com iniciativas inéditas, como o Iema, que em breve teremos em nosso município também”, enfatizou o prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão.

No município de São Mateus, três escolas tiveram as estruturas renovadas. As unidades escolares Alves Cardoso e São José, no bairro Piqui, e Luís Augusto Barros, no centro da cidade, vão atender mais de dois mil estudantes. “Estamos comemorando a entrega desses centros de ensino reconstruídos que estavam, há muitos anos, sem reforma”, reiterou a secretária regional de Educação, Fátima Falcão.

Da capital até a mais distante cidade do interior do Maranhão, escolas vêm sendo contempladas com as obras do programa de reestruturação promovido pelo Governo do Estado. A meta é transformar os atuais prédios sem estrutura em escolas dignas, que facilitem o aprendizado e permitam melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam nessas unidades escolares.

“O Governo do Estado tem assumido um compromisso com a educação em nosso estado e apoiado a gestão municipal para qualificar nossas unidades de ensino. Temos a certeza que mais melhorias vão chegar com esse trabalho parceiro. Bom para a cidade e para a população”, ressaltou o prefeito de Caxias, Leonardo Coutinho.

Em Caxias foram investidos R$ 780 mil para recuperação total da UE Dias Carneiro, que atende 430 alunos. “Quando entrei na escola, eu me lembrei do meu tempo de dificuldades para ter uma educação. Hoje, percebo que os jovens terão mais oportunidades e conforto para continuar os estudos. É o começo de uma nova era, graças ao Governo do Estado”, destacou o vereador caxiense Mário Assunção.

Em Riachão, o prefeito Crisógono Vieira lembrou a triste realidade que alunos e professores viviam com a total falta de estrutura do Centro de Ensino Luso Rocha. A unidade foi contemplada pela ação do Governo. “Riachão inteira está muito feliz. Os alunos que sofriam com o calor agora vão poder estudar em melhores condições”, disse. Foram 46 anos de espera pelas melhorias, diz o prefeito. Além dessa unidade, passam por obras mais três escolas em povoados do município.

Na capital maranhense foram oito escolas incluídas no programa de reestruturação No bairro do Anjo da Guarda, o CE Vicente Maia, Monte Castelo (CE Fernando Perdigão), São Cristóvão (CE Professora Maria do Socorro Almeida), Caratatiua (UE Sagarana II), Pedrinhas (CE Mário Martins Meireles), Anil (UI Pe Antônio Vieira), Alemanha (CE Margarida Pires Leal) e Cidade Operária (CE Paulo VI), já em funcionamento. “O Governo do Maranhão está fazendo um grande trabalho e, em menos de dois anos de gestão, mostra o compromisso com a educação no nosso estado”, pontuou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior.

Em Balsas, os CE Padre Fábio Bertaggnolli e Maria do Socorro Coelho Cabral agora estão com estrutura adequada aos mais de dois mil de alunos. “É com espírito de luta e coletividade que vamos transformar a educação no Maranhão; não podemos falhar, pois uma geração depende das escolas”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Flávio Damasceno. O gestor pontuou que a reconstrução dos prédios é um estímulo real para os professores.

Reestruturação

Foram contempladas, ainda, nesta primeira etapa as cidades de Carutapera, Imperatriz, Matinha, Açailândia, Tutóia, Belágua, Morros, Icatu e Rosário. Nesta primeira fase do programa são 30 escolas contempladas na capital e interior, beneficiando mais de 19 mil alunos em 16 municípios.

Fonte: Secap
Texto: Sandra Viana