8/05/2018 4:38 pm

Prêmio Professores do Brasil: inscrições abertas

Professores de escolas públicas e das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino, já podem se inscrever para participar da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). As inscrições irão até o dia 28 de maio no endereço eletrônico: http:/premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em conjunto com diversas instituições parceiras, o PPB visa reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil; dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino; oportunizar reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

Podem ser inscritos relatos de prática docente realizada, durante o ano letivo de 2017 ou em 2018, neste último caso até o final do período de inscrições. O professor pode se inscrever em uma das seis categorias: creche; pré-escola; ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos); 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Serão premiados os professores responsáveis pelos melhores relatos de prática pedagógica em cada uma das seis categorias, nos níveis: estadual/distrital (certificados e troféu); regional (troféu, R$ 7.000,00 e uma viagem oferecida pela Capes); nacional (troféu e R$ 5.000,00).

Ao fazer sua inscrição, os professores podem também optar para concorrer às premiações em temáticas especiais: esporte como estratégia de aprendizagem: até cinco professores de Ed. Física (5.000,00 e visita ao Núcleo de Alto Rendimento Esporte de São Paulo – NARSP); práticas inovadoras de educação científica: um professor de Ensino Médio da área de Ciências Naturais ou de Matemática (Viagem educativa para Londres); uso de tecnologias de informação e comunicação – TICs no processo de inovação educacional: até três professores (R$ 5.000,00); educação empreendedora: até seis professores (participação em missão nacional para conhecer uma experiência inovadora de Educação Empreendedora); boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento no Ensino Fundamental e no Ensino Médio: até cinco professores (R$ 5.000,00 e participação no programa da TV Escola “Professor Presente”).

Para orientar os professores sobre a elaboração dos relatos de prática, no Portal do Prêmio está disponível o curso autoinstrucional “Na trilha das boas práticas”, em http:/premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

08/05/2018