6/08/2020 5:59 pm

Preparação para o Enem: 90mil chips são distribuídos pelo Governo do Maranhão a estudantes da 3ª série do Ensino Médio

Danilo Moreira explicou que a ideia é que esses chips fiquem disponíveis aos estudantes até a realização das provas no Enem

“Nós precisamos estudar e nos prepararmos para entrar em uma universidade e assim concluir o nosso projeto de vida que é o foco da escola da escolha. Esse chip que estamos recebendo vai acrescentar ainda mais à nossa vida”, a fala é de Clara Bianca, uma dos 90 mil estudantes da rede pública estadual de ensino que, a partir, dessa quinta-feira (06), estão sendo contemplados os chips de dados distribuídos pelo Governo do Maranhão para que estudantes da 3ª série do Ensino Médio possam ter acesso às aulas digitais disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e assim, tenham mais oportunidades de se prepararem melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A jovem estudante do Centro Educa Mais Jornalista João Francisco Lisboa (Cejol), localizado no Centro de São Luís, acrescenta ainda que a medida também servirá para promover um dos principais valores da educação, que é a equidade. “Existem muitos estudantes que têm uma situação financeira difícil e por conta disso não têm acesso à internet e essa é uma forma também de promover a igualdade no nosso ambiente escolar e assim tentar igualizar tudo. Isso uma coisa incrível mesmo!”, complementou Clara Bianca.

Nesta primeira etapa de entregas estão sendo distribuídos parte dos chips que já foram entregues pela operadora contratada e nesta quinta os estudantes do Cejol e Centro de Ensino Maria José Aragão, foram os primeiros a receber os chips de dados com pacote mensal de 20 gigas, em mais uma ação inovadora do Governo do Estado.

O subsecretário da Seduc, Danilo Moreira, explicou que a ideia é que esses chips fiquem disponíveis aos estudantes até a realização das provas no Enem, que está com data prevista para acontecer em janeiro de 2021.

“Nós estamos entregando hoje, aqui em São Luís, os primeiros dos 90 mil chips que serão fundamentais para o estudante seguir estudando e concluir o terceiro ano e se preparar para o Enem e para os vestibulares, e acima de tudo para que ele possa se manter conectado com a escola. O principal é isso, nós não abrimos mão da convivência, do ambiente escolar, e a internet democrática e disponibilizada para esses estudantes vai permitir isso. A gente acredita que essa medida é importante para o futuro e é mais uma ação da Secretaria de Educação para fortalecer os resultados educacionais do estado”, afirmou Danilo Moreira.

No Cejol os chips chegam para auxiliar na preparação de mais de 170 estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e para a gestora Geral do Centro Educa Mais, Regina Pereira, esse é um marco do Governo do Maranhão para diminuir o impacto que a pandemia da Covid-19 tem causado na educação.

“A nossa maior preocupação é com o resultado dos meninos do terceiro ano de por vezes os dados faltarem e eles terem dificuldade de acesso. E agora chegou em uma hora excelente. Essa é uma medida formidável e muito solidária do Governo do Maranhão. Eu tenho muita confiança em uma gestão que pensa no bem do estudante, porque é esse o objetivo fim. Todos nós trabalhamos para que eles tenham sucesso afim de que se construa uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais humana. Parabéns à Seduc. Penso que os meninos farão bom proveito dessa medida e eu torço muito por isso”, enfatizou Regina Pereira.

A ação do Governo do Estado foi aprovada não apenas pelos estudantes, mas também por pais e responsáveis, que veem mais uma forma de maior segurança e prevenção ao novo coronavírus, uma vez que os estudantes terão acesso aos conteúdos de forma remota e sem a necessidade de exposição e aglomerações com outros estudantes.

“Eu gostei muito porque fui uma das mães que pedi para que meu filho não voltasse para as aulas presenciais, até porque o grupo de risco na minha casa é muito grande, minha mãe tem 85 anos, a minha filha de 9 anos é cardíaca e eu também tenho problemas cardíacos. Fiquei muito preocupada, então gostei demais. O acesso à internet em casa é bom, mas vez ou outra temos problemas, acredito que com esse chip o acesso dele aos conteúdos será ainda mais facilitado, vai melhorar bastante”, disse Isabel Lima, mãe do estudante Ruswel Lima.

Já no Centro de Ensino Maria José Aragão, localizado na Cidade Operária – em São Luís, a entrega beneficiará 274 estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Jovens como Wend Naelly que vê como bastante relevante a iniciativa do Governo. “Eu achei a entrega de extrema importância, pois vai ajudar a gente a ir atrás de mais informações, aprender mais e assim conseguir passar no Enem”, conta ela.

“Além de me motivar mais a estudar, esse chip vai me ajudar a seguir com os estudos não apenas das aulas da escola, mas na busca de outros vídeos com conteúdos disponíveis em plataformas como o Google e outros perfis”, disse o estudante Therlyson Ribeiro Santos.

“Eu quero parabenizar o Governo do Estado e a Secretaria de Educação pela iniciativa louvável de contemplar os alunos do 3º ano do Ensino Médio de toda rede do estado com o chip de dados móveis para que eles possam aprimorar o acesso ao ensino não presencial. Essa iniciativa vem em um momento extremamente importante visto que esses meninas e meninas estão perto de entrar nas universidades e lutando por uma vaga no ensino superior. Vai contribuir muito para que eles possam acessar as aulas on-line, as lives, os vídeos do YouTube, arquivar os documentos, estreitar relação com os professores através dos canais instituídos pelas escolas. Isso é muito bom e vem só para contribuir no processo de educação do estado do Maranhão nesse momento de pandemia”, concluiu Wilson Chagas, gestor Geral do Centro de Ensino Maria José Aragão.

As entregas seguem até o final do mês de agosto, até que todas as escolas da rede pública estadual sejam contempladas. Ainda essa semana receberão os chips estudantes dos Centros de Ensino: Vicente Maia, Maria Monica Vale e Margarida Pires Leal, além do Iema Rio Anil (antigo Cintra).

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vasconcelos
06/08/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI