Como forma de facilitar o acesso a leitura e a informação, o Governo do Maranhão por meio das secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), está revitalizando os Faróis do Saber em diversos municípios maranhenses. O objetivo principal é potencializar o uso e acesso às bibliotecas públicas integrando-as aos programas culturais e educativos da comunidade.
Os secretários Diego Galdino (Sectur) e Felipe Camarão (Seduc) devolveram à população de Presidente Vargas na tarde de segunda-feira (26), o Farol do Saber Professora Maria Aparecida G. Nascimento Pereira totalmente revitalizado, após investimento no valor de R$ 229.805,60 em dois meses de obras. Na terça-feira (27), o município de Rosário recebeu o seu Farol do Saber Monsenhor Luís Alves Madureira, tendo R$ 232.684,94 investidos em três meses de obras.
Os dois Faróis receberam revitalizações que incluíram troca completa dos pisos, janelas, forros e teto, reforços da estrutura da marquise, reformas dos banheiros, pinturas totais, instalações de novos corrimãos e restaurações de pontos de corrosões, instalações elétricas e hidráulicas novas, execução de paisagismo externo e recuperação das estantes, dentre outros reparos. Cada um dos faróis recebeu também um novo mobiliário e reforço no acervo com 100 novos títulos.
O secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, disse que espaços como os Faróis do Saber são mecanismos para tornar o mundo um lugar melhor.
“Precisamos continuar investindo em políticas que incentivem o hábito da leitura. Os Faróis do Saber não são só locais para estudos e pesquisas, mas também uma ferramenta que oferece ao leitor uma visão ampla do mundo, onde o sujeito pode contextualizar suas próprias experiências por meio da leitura”, afirmou Diego Galdino.
Na oportunidade o secretário anunciou a doação de mais 300 livros para cada um dos Faróis do Saber.
Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento, a reforma dos Faróis do Saber trará aos maranhenses um ambiente digno, além de recursos de acessibilidade, como piso tátil, rampa e portas alargadas, climatização e atualização de acervo.
O secretário da Educação, Felipe Camarão, disse que equipamentos culturais como os Faróis do Saber são de fundamental importância para o fomento da educação, e que semanalmente estão sendo entregues espaços iguais a estes.
“Estes faróis são espaços muito importantes para a educação do maranhense, que infelizmente ficaram abandonados por anos. O objetivo do governador Flávio Dino em conjunto com a Sectur, Seduc e as prefeituras é devolver estes espaços à população para que possam ter acesso a educação e desenvolvimento pessoal”, disse o secretário da Seduc.
“Todos os Faróis do Saber que devolvemos à população possuem um espaço aconchegante para que a população faça as suas pesquisas da melhor forma possível. Nos preocupamos também em atender pessoas com deficiências, pois o conhecimento é direito de todo o cidadão”, disse Aline Nascimento.
O estudante Wilson Serra de Presidente Vargas disse que o Farol antes da reforma tinha as paredes descascadas e não havia variedade no acervo.
“Agora mais do que nunca irei realizar minhas pesquisas da escola aqui. Vi que chegaram novos livros, assim teremos mais opções na hora de estudar”, afirmou o aluno.
A estudante de 15 anos, Raffisa Maria, do município de Rosário disse que frequentava o Farol do Saber de sua cidade só quando criança.
“Não vinha aqui há anos, eu também não tinha incentivo para frequentar o Farol. Agora com essa reforma pretendo vim sempre e estudar aqui”, disse.
O Governo do Estado, no ano de 2016, instituiu a Rede Estadual de Bibliotecas Faróis do Saberes que estavam desativados desde 2013. Eles foram redimensionados para uma gestão compartilhada pela Sectur e Seduc. Das 118 unidades, 24 ficaram sob responsabilidade da Seduc e 94 passaram para a coordenação da Sectur.
Faróis entregues à população
Faróis com obras em andamento
Fonte: Sectur
Fotos/Lauro Vasconcelos
28/03/2018
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI