7/08/2019 6:22 pm

Primeira escola de Ensino Médio é entregue para população de Senador La Rocque

Senador La Roque, na Região Tocantina, foi palco de uma grande festa na manhã desta quarta-feira (7). O Governo do Estado inaugurou o Centro de Ensino Salomão Cury-Rad, a primeira escola de Ensino Médio da cidade. O espaço dará mais conforto para quase 800 estudantes matriculados no centro.

“A entrega desse prédio, para nós estudantes, é uma satisfação tremenda, porque há pouco tempo estudávamos em um prédio alugado e muitas vezes nós sofríamos como isso, faltava lâmpada, cadeiras. Agora recebemos o prédio que é um dos mais equipados da nossa região e nós temos que zelar e cuidar. Agradeço por terem enviado os recursos necessários para a construção da nossa escola”, disse Julierdson Carvalho da Silva, estudante do 3º ano.

A construção do prédio escolar é resultado de parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Sinfra), por meio do Programa Escola Digna. Os investimentos para a edificação do prédio escolar foram da ordem de R$ 1.408.170,14, que garantiram a construção de uma escola com 10 salas de aula, sala de professores, informática, diretoria, arquivo, secretaria, almoxarifado, além de cozinha, área de serviços, vestiários, pátio central, caixa d’água e cisterna.

“A felicidade é enorme. É gratificante e eu me sinto muito feliz com a entrega dessa escola. Todos os dias eu penso na satisfação que é estar em prédio próprio. Eu agradeço ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão porque muitos tiveram a chance de fazer essa escola e só eles vieram concretizar esse sonho que nós tínhamos há muito tempo. Foram 25 anos de espera, mas agora estamos recebendo esse presente maravilhoso”, destacou a gestora geral da escola, Wslethy Santos Conceição.

Graça Medrado, professora de Língua Portuguesa, lembrou os momentos difíceis quando ministrava aulas em turmas cheias, sem nenhum conforto. “As aulas eram complicadas, claro que a gente agradece a parceria da prefeitura, que cedia o prédio, mas que ficava superlotado porque as salas eram pequenas e a demanda do ensino médio era muito grande. Agora é um grande sonho realizado. Temos espaço, conforto, uma escola ampla. Agradeço imensamente ao governador Flávio Dino e aos secretários Felipe Camarão e Clayton Noleto por terem nos prestigiado com esse grande presente, que é essa bela escola”, destacou a professora.

A solenidade de inauguração contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; do secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto; do prefeito de Senador La Roque, Darionildo Sampaio; e de outras autoridades da Região Tocantina.

“Quero primeiramente agradecer a Deus por ter dado sabedoria a esses homens, Flávio Dino, Felipe Camarão e Clayton Noleto, sempre pensando humildemente na cidade de Senador La Rocque e em todo estado do Maranhão. Aí está a nossa escola, linda, climatizada e confortável para receber os nossos estudantes. Muito obrigado a todos”, disse o prefeito de Senador La Rocque, Darionildo da Silva Sampaio.

“Cada unidade escolar entregue é especialíssima para nós que fazemos o governo do Maranhão. Então, essa é uma escola muito especial, por tudo que vocês passaram, e por tudo que terão a oportunidade de experimentar com essa nova estrutura. Aqui a população tem uma energia muito positiva, é muito alegre, tem confiança, tem esperança. Façam bom proveito dessa escola, estudem!”, destacou Clayton Noleto, secretário de Infraestrutura.

Em seu discurso, Felipe Camarão lembrou que muitos não acreditavam que o governo iria construir uma escola de Ensino Médio na cidade, que era um dos municípios do Maranhão que não possuíam prédio próprio para funcionamento do Ensino Médio. E que o governador Flávio Dino abraçou o sonho da comunidade.

“Há um ditado popular muito sábio que diz: ‘sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, mas quando a gente sonha junto se torna realidade’. Muita gente duvidava que teria a escola de Ensino Médio na gestão de Flávio Dino. Aqui está, para aqueles que queriam ver para crer. Está aqui a escola com dez salas de aula. Hoje a cidade de Senador La Rocque tem escola de ensino médio e climatizada”, declarou Felipe Camarão.

Na solenidade, os secretários Felipe Camarão e Clayton Noleto receberam, da Câmara de vereadores, o título de Cidadão Larrocquense.

Texto: Antônio Figueredo
Fotos: Antônio Martins