30/11/2016 8:37 pm

Primeiro dia de eleição democrática de gestores escolares mobiliza comunidade escolar em seis regionais do estado

foto 1 - eleição gestor

Alunos votam no Centro de Ensino Maria Casimiro Soares

Dona Maria de Jesus Sousa Costa chegou cedo para votar no Centro de Ensino Maria Casimiro Soares, na cidade de Bacabal, no Médio Mearim, nesta quarta-feira (30). Ela é mãe de dois alunos da escola. “É muito importante porque a gente está ajudando a escolher a pessoa que vai cuidar da escola dos nossos filhos. Eu fiz questão de participar e votar”, disse entusiasmada com a eleição para definir o Gestor Auxiliar da escola. Além da Unidade Regional de Educação de Bacabal, escolas de mais 5 UREs realizaram eleições para gestor escolar: Açailândia, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Pedreiras e Zé Doca.

Promovido pela segunda vez pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), neste ano, o processo acontecerá em três dias diferentes – quarta-feira, quinta e sexta-feira (2) –, envolvendo 161.123 votantes entre alunos, professores, pais e funcionários da rede.

No C.E. Manoel Campos Sousa, em Bacabal, alunos, professores e funcionários votaram para escolher a Gestora Geral. “A escolha democrática é um marco na história da Educação do nosso estado. É uma conquista nesse processo de construção da Escola Democrática que sonhamos e começa a ser realidade, com o Governador Flavio Dino”, disse Maria Estela Vaz de Sousa, professora de História da escola.

foto 3 - eleição gestor

Em Bom Lugar, funcionária Júlia Neres Lima votou no C.E. Tereza Leite Miranda

Em Bom Lugar, a eleição ocorreu no C.E. Tereza Leite Miranda. A comunidade escolar, que já havia escolhido a Gestora Geral em 2015, voltou às urnas para definir a Gestora Auxiliar. “A escola toda se movimentou para que a votação acontecesse. É fundamental ter um Gestor Auxiliar que entenda e se preocupe com a realidade da escola”, disse Júlia Neres Lima, funcionária da escola.

Em Lago Verde, também na URE de Bacabal, houve votação em duas escolas que se mobilizaram e organizaram até seções eleitorais para garantir a votação, que transcorreu de forma tranquila e entusiasmada.

No C.E. Arthur Linhares 95% dos alunos se cadastraram pra votar. Ismael da Silva, estudante do 2º ano fez parte da comissão eleitoral da escola. “É um motivo de orgulho pra mim estar vivendo este momento. Todo estudante deve se envolver em momentos como este, buscar saber como a escola funciona, ajudar a buscar soluções junto com os gestores. Isso é participação democrática” , disse o estudante.

No C.E. John Kennedy também houve uma grande participação da comunidade escolar no processo democrático. Maria de Fátima Amorim Monteiro foi votar junto com as filhas Liandra Monteiro Costa e Thamires Monteiro Costa. “É uma ocasião importante. Escolher o gestor da escolha onde minhas filhas estudante é uma honra. E elas me incentivaram muito para estar aqui”, disse Fátima.

Em toda a Unidade Regional de Educação (URE) Bacabal as Eleições para escolha de Gestores Escolares e Gestores Adjuntos ocorreram em 10 escolas de 06 municípios: Bacabal (3 escolas), Bom Lugar (1), Conceição de Lago Açú (1), São Luís Gonzaga (1), Lago Verde (2) e Vitorino Freire (2).

De forma democrática e transparente, a eleição na regional mobilizou mais de 4 mil eleitores entre estudantes (3.198), professores (329), servidores (62) e pais. “Este momento é de uma significância imensurável para o processo de construção de uma escola democrática. Cada gestor que almeja esta vaga apresenta propostas que são fundamentais para melhoramento dos índices educacionais, um dos grandes desafios lançados aos educadores do Maranhão pelo nosso Governador Flávio Dino”, explicou Marilene Gaioso, gestora da URE Bacabal.

Imperatriz

foto 5 - eleição gestor

Estudante do C.E. Graça Aranha em Imperatriz

Na região Sul do Maranhão, as eleições ocorreram de forma tranquila nesta quarta. “Um momento importante para a convivência de todos que compõem a escola. Para nós pais, é fundamental participar desse processo. Todas as escolas devem fazer esse exercício democrático”, ressaltou José Carlos Barbosa, ex-professor, pai e avô de alunos do CE Dorgival Pinheiro de Sousa, em Imperatriz.

O professor de Filosofia, Carlos Augusto Costa, destacou a satisfação, enquanto educador, de poder participar das eleições democráticas. “Participar desse processo faz a gente pensar: eu pude contribuir, colaborar, então vou poder cobrar e ajudar a fazer a nossa escola cada vez melhor”, disse.

Nesta quinta-feira (1º), a consulta acontecerá em escolas das regionais de regionais de Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Codó, Presidente Dutra, São João dos Patos e Santa Inês; e na sexta-feira (2), é vez dos centros de ensino localizados nas regiões de Itapecuru Mirim, Pinheiro, São Luís, Viana e Timon.

Confira as fotos da Eleição Democrática de Destores 2016:

Texto: Regina Souza e Cida Marconcine
Fotos/Lauro Vasconcelos e Cida Marconcine