22/04/2018 8:30 am

Primeiro Núcleo de Educação Integral inscreve mais de mil estudantes em uma semana

09818_whatsapp_image_2018_04_14_at_13.19.27_5500932824809129296

Grupo de capoeira no ginásio do núcleo

As atividades do Núcleo de Educação Integral Professor Raimundo José Pereira da Silva, em Barra do Corda, estão a todo vapor. A unidade escolar, que representa um marco para a educação do estado, iniciou suas atividades em meados do mês de abril, e, na primeira semana de funcionamento, já inscreveu mais de mil estudantes para as atividades ofertadas.

O núcleo de Barra do Corda é o primeiro entregue pelo governador Flávio Dino, dos nove que já estão em fase de construção, e o espaço educacional conta com quadra esportiva, auditório, salas temáticas, biblioteca e laboratórios de Química, Biologia e Física, além de salas de descanso para os professores e para os alunos, ambulatório, banheiros, almoxarifado, sala de professores e sala de direção.

As atividades extracurriculares oferecidas no Núcleo de Educação Integral, incluem reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática; oficinas de dança, capoeira, teatro, artesanato, informática, judô, xadrez, dama e informática; Escolinha de futebol, vôlei e basquete; cursos de inglês e espanhol, além de Aulões preparatórios para o Enem, o chamado “Aulão no Núcleo”.

Sala de artes marciais

“Inicialmente, o Núcleo atenderia 600 alunos, mas a procura está sendo tão grande que, atualmente, já conta com mais de 800 alunos matriculados para o Ensino Médio e mais de 200 estudantes para as aulas de reforço escolar”, destacou a gestora regional de educação de Barra do Corda, Vanda de Sousa Araújo.

Cabe destacar que também podem se inscrever para participar das atividades oferecidas no núcleo, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das redes municipais. Para esses estudantes as atividades ofertadas incluem: reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática, jiu jitsu, capoeira, vôlei, dança, futsal, teatro, dama e xadrez.

Há outros Núcleos de Educação Integral em fase avançada das obras e conclusão dos serviços, como é o caso de Vargem Grande e Açailândia.“Antes não tinha escola de tempo integral no Maranhão. Agora já temos 49 em todo o estado entre Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAs) e os Centros Educa Mais. Antes não tinha o Escola Digna. Agora tem o maior programa de investimentos educacionais que o Estado já teve”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, na ocasião da aula inaugural do Núcleo de Educação Integral de Barra do Corda.

Núcleos de Educação Integral

Pátio interno do Núcleo de Educação Integral

Os Núcleos de Educação Integral foram criados pelo Governo do Estado como parte da Macropolítica Educacional e fazem parte de um modelo de transição entre a educação regular e o ensino em tempo integral, em processo de implantação no estado do Maranhão desde 2015.

Os espaços foram pensados especialmente para o desenvolvimento de atividades complementares aos componentes curriculares da escola regular, nos quais os estudantes poderão desenvolver diversas atividades artísticas, esportivas, laboratoriais, reforço escolar, entre outras.

“A grande preocupação do governo Flávio Dino é garantir um ensino de qualidade para os nossos estudantes. É fazer com que a educação ofertada seja capaz de transformar vidas e ajudar a formar cidadãos e cidadãs conscientes do seu espaço na sociedade. E é isso que a Educação em Tempo Integral se propõe a fazer”, destacou o secretário Felipe Camarão.

20/04/2018