8/03/2016 1:27 pm

Prioridades do Plano de Ações Articuladas (PAR) da educação são discutidas com ministro Aloisio Mercadante e governador Flávio Dino

Governador Flávio Dino destacou todas as iniciativas que vêm sendo implementadas pelo Estado para o desenvolvimento da educação. Foto: Karlos Geromy/Secap

O ministro da Educação, Aloisio Mercadante, e o governador Flávio Dino participaram do ‘Encontro Estadual sobre o PAR: Soluções Locais para o Plano de Ações Articuladas’, nesta segunda-feira (7), no Rio Poty Hotel. O evento, que reuniu prefeitos, secretários municipais e gestores de educação, é uma parceria do Governo do Estado, com o Ministério da Educação (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e se estende até esta terça-feira (8).

O ‘Encontro Estadual sobre o PAR: Soluções Locais para o Plano de Ações Articuladas’ reuniu cerca de 400 participantes com o objetivo de tirar dúvidas e encaminhar soluções para qualquer problema apresentado pelos gestores locais na execução de programas do FNDE, sobretudo na execução das metas do PAR 2016.

Em seu discurso, o governador Flávio Dino destacou todas as iniciativas que vêm sendo implementadas pelo Estado para o desenvolvimento da educação maranhense. Ele destacou que o evento é uma oportunidade para estreitamento dos laços e para ação conjunta entre os três entes federados.

“O Governo reafirma os laços com os municípios mediante o oferecimento de uma oportunidade de capacitação, de formação com a presença do presidente e da equipe técnica do FNDE para atender de modo individualizado os municípios afim de que todos eles tenham as informações necessárias do PAR”, reiterou o governador.

Para Aloisio Mercadante, o Encontro é fundamental para planejar os próximos quatro anos do PAR, as prioridades na transferência de recursos, e os programas que serão preferencialmente pactuados. “Nós temos que colocar todas as crianças de quatro a cinco anos na escola, é um desafio muito grande, uma das prioridades. Nós vamos também fazer o Mais Educação, que é uma escola prioritariamente que tem dificuldade de alfabetização, enfim, todas as áreas de educação, a gente pactua e prioriza quais os recursos nós vamos passar e quais os programas”, explicou o ministro.

FNDE e avanços no Maranhão

Ministro AluizioMercandante afirmou que Encontro é fundamental para planejar os próximos quatro anos do PAR. Foto: Karlos Geromy/Secap

Presente em setembro do ano passado no ‘Encontro Articulado entre o FNDE, a Gestão Estadual e Municipal do Maranhão’, o presidente do Fundo, Idilvan Alencar, enfatizou que a última vez que o órgão reuniu gestores escolares maranhenses, os avanços foram significativos. “Dá ultima vez que nós viemos, a inadimplência em transporte escolar reduziu em 30%, por exemplo. É um resultado prático que essa aproximação do FNDE com os municípios traz, especialmente, para as cidades”, frisou o presidente, esclarecendo que o atual Encontro é importante para orientações sobre a disponibilização de recursos do Governo Federal via PAR, aberto há 20 dias.

Para a secretária de educação de Açailândia, Maria Luiza Vieira, o Encontro é fundamental para resolução das pendências que os municípios têm com o FNDE, além “também nos orientar para novas ações em relação a esta nosso PAR que se inicia agora em 2016”.

Ela realçou que essa iniciativa é um suporte necessário e eficiente para que se possa avançar em uma educação de qualidade e aprendizagem significativa. “Na prática com certeza nós teremos a conclusão das obras que estão paralisadas, e a inserção de novas obras em relação a educação infantil, como construção de creches, cobertura de quadras, aquisição de transportes es colares, enfim, formação continuada de professores, e atendimento ao alunos da educação de jovens e adultos”, sublinhou a secretária.

Atendimento aos municípios
O atendimento aos municípios segue até esta terça-feira (8), entre 8h e 17h. Desde março de 2015, já foram realizados mais de 6,5 mil atendimentos em 25 estados de todas as regiões brasileiras por meio do FNDE Soluções Locais.