28/06/2016 1:03 pm

Professora do Sistema Estadual representa o Maranhão em Programa na Câmara Federal

Professores Marta Brasil, do CE Mônica Vale, e o professor do Ifma-Timon, Deusdete Brito, durante encontro da Missão Pedagógica no Parlamento. Foto: Divulgação

A professora Marta Brasil, do Centro de Ensino Maria Mônica Vale, escola do Sistema Estadual de Ensino, localizada no bairro Vinhais, em São Luís, representou o Maranhão no ‘Programa Missão Pedagógica no Parlamento’, uma iniciativa da Câmara dos Deputados que têm como objetivo oferecer aos educadores formação em educação para democracia.

Destinado a professores da rede pública, o programa está na 6ª edição e busca a construção de uma rede nacional de educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.

“Foi um momento de muito aprendizado, que certamente agregou mais informações, mais conhecimento acerca da temática ‘Democracia e o Parlamento’. Sem contar que nos permitiu uma ampla troca de experiências, uma vez que estavam presentes educadores de todo o Brasil. Tenho certeza que estou trazendo mais conteúdo para trabalhar esse tema em sala de aula”, enfatizou a professora Marta Brasil.

Para participar do programa professores da rede pública de todos os estados e do Distrito Federal participaram de um curso à distância sobre “Educação para Democracia e o Parlamento”.  Foram disponibilizadas 216 vagas, sendo oito por estado e o Distrito Federal. Os 54 professores com melhor desempenho no curso, foram convocados para vivenciar, de segunda-feira (20) à sábado (25), de uma semana de formação em Brasília, que incluiu um módulo de elaboração de projetos à distância, nos quais aprenderam e socializaram saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania.

Do Maranhão, além da professora Marta Brasil, também participou do programa o professor Deusdete Brito, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Timon. Todas as despesas para participação no encontro, em Brasília, foram custeadas pela Câmara dos Deputados.

No final da formação os participantes foram certificados pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados em 120 horas.

Texto: Regina Souza